Alemanha atinge 20% de energias renováveis


A participação das energias renováveis no fornecimento de eletricidade na Alemanha ultrapassou a marca de 20% no primeiro semestre deste ano. Em 2010, as fontes limpas de energia representavam 16%, três vezes mais do que o índice registrado 15 anos antes.



O objetivo do governo é tornar o país a primeira grande nação industrial a eliminar a dependência de combustíveis fósseis e produzir toda a sua eletricidade com fontes de energia renovável até 2050.



Segundo o ministro federal para o desenvolvimento da Alemanha, Norbert Röttgen, “esse crescimento é uma prova visível da viabilidade do fornecimento de energias alternativas”.



De acordo com uma publicação do Ministério, o uso desse tipo de energia no país alcançou grandes progressos em 2010. Os investimentos em energias alternativas alcançaram € 26,6 bilhões, um recorde impulsionado, sobretudo, pela energia fotovoltaica. O panorama do setor mostrou, também, que mais de 360 mil pessoas trabalham diretamente nessa área ou em outras relacionadas.



A política ambiental alemã e o uso de recursos renováveis já conseguiu reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 118 milhões de toneladas de CO2.

SXC
SXC