adidas substitui sacolas plásticas em lojas de todo o mundo

Sacola adidasCiente do seu papel para minimizar o impacto no meio ambiente e estimular práticas e hábitos sustentáveis, o Grupo adidas anunciou uma nova e grande iniciativa de sustentabilidade: o fim do uso de sacolas plásticas em suas lojas próprias no mundo todo. Isso significa que serão eliminadas anualmente cerca de 70 milhões delas em mais de 14 mil lojas de varejo. A mudança para sacolas de papel será implementada imediatamente, exceto na Rússia e Cazaquistão, que devem aderir a partir de junho de 2016.

Além disso, no último ano o Grupo adidas trabalhou em estreita colaboração com seus parceiros e grande parte de seus franqueados se comprometeram a eliminar as sacolas plásticas até o final do primeiro semestre de 2016.

“A eliminação de sacolas de plástico faz parte do nosso esforço para aumentar e incentivar o uso de materiais sustentáveis em nossa produção, produtos e lojas, e é um dos pontos da nossa mais nova Estratégia de Sustentabilidade para 2020 ‘Esporte precisa de espaço’”, diz Roland Auschel, membro de conselho executivo da adidas, responsável por Vendas Globais.

“Além disso, nossos funcionários foram treinados para entender a importância de engajar os consumidores nesta jornada conosco, por isso sempre perguntaremos para os nossos clientes no ato da compra se eles realmente precisam das sacolas de papel. Reduzir o número dessa produção significa minimizar nossa participação no impacto ambiental e nos ajuda a ser uma empresa cada vez mais sustentável”, finaliza Auschel.

A iniciativa começou no ano passado, quando foi anunciada a parceria com a Parley for the Oceans. Como membro fundador, a adidas apoia a companhia em seus esforços para educação e comunicação, bem como o seu abrangente Programa de Plástico do Oceano (Evitar, Interceptar e Redesenhar) que tem objetivo de acabar com a poluição nos oceanos.

Antes mesmo desse anúncio, a adidas já havia dado passos importantes para reduzir o uso de plásticos virgens, como o fim do uso de microesferas deste material em todos os produtos de higiene corporal a partir de 31 de dezembro de 2015, e a eliminação de garrafas plásticas em reuniões na sede da companhia, em Herzogenaurach, na Alemanha, desde o 3º trimestre de 2015.

O programa de sustentabilidade do Grupo é regularmente reconhecido pelos principais índices de sustentabilidade das agências de classificação de investimentos, como Dow Jones Sustainability Indices e FTSE4Good Intex – em 2015, pela 16ª vez consecutiva, o Grupo adidas foi incluído no primeiro. Novamente, no começo de 2016, a empresa ficou em quinto lugar no ranking “As 100 corporações mais sustentáveis do mundo”, da Coporate Knights.

Para saber mais sobre as ações de sustentabilidade da adidas, acesse www.adidas-Group.com/sustainability.

Foto: Divulgação adidas