2011 – Ano Internacional das Florestas

Ao longo de 2011, festividades em toda a Alemanha comemorarão o Ano Internacional das Florestas, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A abertura oficial será no dia 21 de março, por coincidência, o Dia Internacional das Florestas. Mas antes disso, já durante a Semana Verde de Berlim, entre 21 e 30 de janeiro, expositores e visitantes serão lembrados de sua importância para a vida na Terra.


As florestas são consideradas uma inestimável fonte de recursos para a humanidade, um território que armazena uma imensa herança natural e cuja ação também colabora para garantir a vida do homem. O “Patrimônio Cultural das Florestas” é o conceito principal da campanha de comunicação que está em desenvolvimento. O objetivo é apresentar aos diferentes públicos, os múltiplos relacionamentos existentes entre as florestas e o homem. Tanto a influência das florestas sobre a nossa cultura e modo de vida, como também a influência de nossa sociedade sobre as florestas.


As comemorações do Ano Internacional das Florestas serão capitaneadas na Alemanha pelo presidente Christian Wulff e coordenadas pelo Ministério da Alimentação, Agricultura e Proteção ao Consumidor.


Estatísticas


Atualmente, 31% do território alemão é coberto por florestas. Essa área tem crescido de forma consistente nos últimos 50 anos. Nesse período, o espaço ocupado pelas florestas passou de 1 milhão para 11 milhões de hectares. Estatísticas indicam que, anualmente, a Alemanha registra um crescimento da disponibilidade de madeira de 100 milhões de metros cúbicos. Os estoques de madeira da Alemanha estão na faixa de 3,4 bilhões de metros cúbicos, considerados os mais altos da Europa.


Os setores de silvicultura e madeireiro da Alemanha empregam 1,2 milhões de pessoas, movimentando anualmente €167 milhões. As florestas alemãs também contribuem decisivamente para a proteção climática: elas armazenam mais de 1,2 bilhão de toneladas carbono e retém anualmente 17 milhões de toneladas de CO2.


Ilse Aigner, Ministra da Alimentação, Agricultura e Proteção do Consumidor, declarou que “as florestas alemãs seguem uma tendência de crescimento, mas que no decorrer deste século a sua aparência será alterada”. A principal razão para isso é a mudança climática. Novos tipos de árvores ganharão mais importância e os tradicionais pinheiros, carvalhos e faias terão a companhia de árvores de famílias como as douglasias (Pseudotsuga menziesii). Originária dos Estados Unidos, essa espécie foi trazida no século XIX para a Europa pelo botânico escocês, David Douglas. Na Alemanha, os primeiros exemplares foram plantados há 120 anos e os resultados encorajaram a sua utilização na silvicultura.


 

Divulgação / Thüringer Wald
Divulgação / Thüringer Wald