Série Conheça os nossos Conselheiros: Marcelo Fatuch

Foto: Divulgação / AHK Paraná.

Uma trajetória de vida entrelaçada à cultura alemã. Conselheiro da AHK Paraná desde 2017, o Gerente Geral do Consórcio Servopa, Marcelo Fatuch tem muita história pra contar. O profissional, formado em economia, começou a carreira em empresas europeias. Foram dois anos na Bosch e cinco na Incepa. Ambas ofereciam o curso de alemão, e Fatuch agarrou a oportunidade, motivado, em grande parte, por fatores pessoais: sua esposa é alemã. “Em casa eu já tinha esse convívio, então tive que aprender o idioma na marra”, brinca.

No ano de 1997, já na Servopa, trabalhando na locadora de carros do grupo, Marcelo se viu diante de um grande desafio: foi neste ano que a Volkswagen/ Audi se instalou no Paraná. “Vieram vários alemães expatriados, o que aumentou consideravelmente a demanda por carros alugados. E assim, a locadora foi crescendo”, explica.

O início do envolvimento com a Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha (AHK-Paraná) data desta época. “O senhor Hans – fundador do Grupo Servopa – sempre foi muito envolvido com a Câmara. E em 2010, à pedido dele, passei a representá-lo nas reuniões. Na primeira gestão do diretor Andreas Hoffrichter, fui convidado – efetivamente – a participar do conselho.  É uma correria, mas conseguimos ajudar bastante”, conta.

Para o conselheiro, a Câmara é fundamental no fomento – em diversas frentes – do setor produtivo do estado do Paraná. “Hoje, quando precisamos de um curso, procuramos sempre a AHK. A troca de informações entre nós,  conselheiros, é  enriquecedora. Eventos como o Business Night são extremamente proveitosos”.

Ao olhar para o passado, o executivo é grato, sobretudo, às oportunidades proporcionadas pelas empresas de origem alemã. “O idioma, é claro, me abriu muitas portas. Me identifico com a sinceridade e a transparência dos alemães”, finaliza.