SCHUNK apresenta tecnologia de sistema de fixação para produção inteligente

A SCHUNK, empresa familiar multinacional alemã, líder competente em sistemas de garras e tecnologias de fixação, participou da última edição da feira AMB, em Stuttgart, e demostrou dispositivos de fixação e garras pra monitoramento de forças de fixação, temperatura e características de vibração em tempo real.

De acordo com a empresa, sistemas de garra e dispositivos de fixação terão papel principal para alcançar a produção inteligente no futuro, já que elas permitem uma flexibilização eficiente, bem como um monitoramento do processo e otimização mais próximos da peça produzida. Olhando para frente, sensibilidade, conectividade e um elevado grau de funcionalidades de integração serão peças chaves para esta área.

O sistema de troca rápida compacto SCHUNK VERO-S NSE-E Mini 90, acionado eletricamente, fixa peças, componentes e paletes em menos de um segundo, com repetibilidade menor que 0,005mm. Com uma tecnologia de 24V e com sistema opcional de monitoramento do sistema de fixação, o módulo totalmente blindado é indicado para uso em ambientes de produção, bem como para processos de montagem, em dispositivos de medição e impressões 3D, onde peças necessitam de fixações precisas.

A SCHUNK, ainda melhorou a performance do seu sucesso de vendas, o sistema de troca rápida de paletes VERO-S NSE. No ano passado, a força de pull-down e rigidez do VERO-S NSE3 foi otimizado. No módulo padrão, foi introduzido o monitoramento dinâmico da pressão e um sistema opcional de vedação por cone, atuado por mola, que automaticamente fecha a interface de troca do módulo assim que o pino de fixação é levantado.

A multinacional também apresentou na feira um módulo especial para máquinas de carga automática e um palete de troca rápida sensoriado.

O seu bloco inteligente de fixação TANDEM KSE, permite o monitoramento automático a área e força de fixação, temperatura interna e números de ciclo. Adicionalmente, o posicionamento dos mordentes pode ser ajustado individualmente de acordo com a peça a ser fixada.

Para manipulação de peças na indústria inteligente, a garra paralela EGL pode ser empregada, e foi desenvolvida especialmente para este tipo de processo. A garra detecta componentes defeituosos sem sensores externos adicionais e determinam quando elas devem ser ejetadas do processo. Conectando diversas garras inteligentes com a cadeia do processo faz com que seja possível detectar mudanças.

Foto: Divulgação SCHUNK