DAAD abre inscrições para doutorado na Alemanha

CC Pixabay StockSnapO DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) abre até o dia 16 de maio as inscrições para bolsas de doutorado na Alemanha. O programa contempla as seguintes modalidades: doutorado integral, doutorado sanduíche, minissanduíche ou duplo doutorado em universidades ou institutos de pesquisa alemães.

Os editais exigem que os candidatos tenham rendimento acima de média, apresentem um plano de trabalho e uma aceitação de um professor alemão. Além disso – especificamente nas modalidades minissanduíche, sanduíche e duplo doutorado – o interessado deve estar inscrito em um curso de doutorado no Brasil, apresentar o consentimento do orientador brasileiro e a conclusão dos créditos e qualificação antes da viagem.

Para estes candidatos, o DAAD oferece os benefícios de bolsa-auxílio no valor mensal de 1000 euros, auxílio para cônjuge e curso de alemão de até seis meses na Alemanha.

As inscrições devem ser feitas no portal do DAAD, por meio dos links abaixo:

Doutorado integral – Bolsas têm duração de 12 meses, podendo ser prorrogadas – segundo as necessidades do projeto e mediante a comprovação de bom rendimento acadêmico – por até 36 meses. Clique aqui

Doutorado sanduíche – Bolsas têm duração de até 24 meses conforme acordo entre o orientador brasileiro e o orientador alemão. Clique aqui.  

Minissanduíche – Bolsas têm duração de 7 a 10 meses. Clique aqui

Duplo doutorado – Bolsas têm duração de, no máximo, 18 meses, podendo ser realizada em várias etapas. Necessário apresentar regulamento ou documento expedido tanto pela universidade brasileira quanto pela universidade alemã permitindo a dupla titulação. Clique aqui.

Foto: CC/Pixabay/StockSnap