Da África para o Brasil

Além da beleza arquitetônica, os novos estádios construídos para a Copa do Mundo da África impressionam pela tecnologia e pela harmonia das construções com a paisagem na qual se encontram. A criação de três dessas obras tem a assinatura do escritório da arquitetura alemão “gmp” (sigla de Gerkan, Marg und Partner), responsável pelos estádios Moses Mabhida, em Durban; Green Point, na Cidade do Cabo; e Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth.


A “gmp” também já está escalada para o mundial de 2014, que será sediado no Brasil. A empresa tem a missão de construir pelo menos três estádios novos no País, que deverão ter elementos sustentáveis, mesclando inovação e design. Até o momento, estão planejadas as construções de arenas em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Manaus (AM), além da reforma do Morumbi, em São Paulo.


Confira os estádios criados pelo escritório alemão “gmp” para a Copa da África do Sul:


Moses Mabhida


O estádio branco e reluzente – palco do primeiro jogo da Alemanha na Copa deste ano, contra a Austrália – possui um arco de aço de 104 metros de altura, com uma bifurcação que lembra o “Y” deitado da bandeira sul-africana, simbolizando a união do país. Está localizado bem próximo à praia da cidade portuária de Durban, banhada pelas ondas do oceano Índico. A construção possui um teleférico que conduz os visitantes até o mirante construído no ponto mais alto do arco, de onde se tem uma visão panorâmica da cidade.


Green Point


O Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, tem lugar para 70 mil torcedores e sediará os jogos das oitavas de final da Copa. A construção moderna está inserida em meio a um cenário paisagístico impressionante, com a Montanha da Mesa ao fundo. A superfície do Green Point absorve e reflete as variações da luz do dia – na alvorada, o estádio brilha em cor avermelhada, é azulado num dia de verão e acinzentado em dia tempestuoso de inverno.


Nelson Mandela Bay


Em Porto Elizabeth, o Estádio Nelson Mandela Bay tem capacidade para 42 mil torcedores. A cobertura  lembra uma enorme flor e a construção é refletida pelas águas do lago vizinho North End Lake. A seleção alemã enfrentará ali, no dia 18 de junho, a equipe da Sérvia.

 Marcus Bredt gmp/Gerkan,Marg&Partners Architect.
Marcus Bredt gmp/Gerkan,Marg&Partners Architect.