Alemanha nos Jogos Olímpicos de Inverno

A Alemanha sagrou-se vice-campeã do ranking de medalhas das Olimpíadas de Inverno de Vancouver. Com 10 primeiros lugares, o país ficou atrás apenas do Canadá (que venceu em 14 modalidades) na disputa por medalhas de ouros; já com 30 conquistas no total (dez ouros, 13 pratas e sete bronzes) a Alemanha seguiu os Estados Unidos, que subiram ao pódio 37 vezes durante as últimas duas semanas.


Nos últimos dias de competição, destaque para a equipe feminina de patinação de velocidade. Em uma semifinal de tirar o fôlego, Stephanie Beckert, Daniela Anschutz Thoms, Katrin Mattscherodt e Anna Friesinger-Postma conquistaram, com o reflexo da última, a vaga para a grande final. Após desequilibrar na última curva, Potsma cruzou a linha de chegada deitada no chão com o joelho à frente do corpo, gesto que garantiu 0,23 segundos de vantagem frente às norte-americanas e um lugar na decisão.


A medalha de ouro veio com uma vantagem de dois segundos, na não menos emocionante final disputada com a equipe do Japão. Com a vitória, a “Alemanha-express“ (como a equipe que disputa a modalidade também é conhecida) voltou ao lugar mais alto do pódio da patinação de velocidade, conquista que não acontecia desde 1976.


A medalha de ouro de Maria Riesch (esqui alpino) e as de prata de Axel Teichmann (esqui cross-country 50 km) e do quarteto alemão de bobslead (Alexander Roediger, Kevin Kuske, Martin Putze e Andre Lange).

dpa
dpa