Nova tecnologia contribui para evitar acidentes com motocicleta

SS07857Os motociclistas estão entre os condutores que mais correm riscos, com 18 vezes mais chances de serem mortos em um acidente do que outros motoristas. No último ano, aproximadamente 30 mil acidentes de moto foram registrados somente na Alemanha, dos quais cerca de 600 foram fatais. Uma das principais razões é que motociclistas são negligenciados no trânsito, tanto em cruzamentos como em ultrapassagens. 

A Bosch quer mudar essa situação. Em pareceria com a Autotalks, Cohda Wireless e Ducati, a empresa desenvolveu o protótipo de uma solução inteligente. “Permitimos que motocicletas e carros conversem entre si, criando um escudo de proteção digital para os motociclistas”, afirma o Dr. Dirk Hoheisel, membro da direção mundial da Bosch. A meta é evitar a ocorrência de situações perigosas. 

SS07858Conectividade pode contribuir para a redução de acidentes 
De acordo com uma pesquisa sobre acidentes realizada pela Bosch, a comunicação entre a motocicleta e o carro pode evitar quase um terço dos acidentes. “Através de sistemas de segurança como o ABS e o controle de estabilidade, a Bosch já tornou a condução do motociclista significativamente mais segura. Conectando as motocicletas, o objetivo é elevarmos a segurança para um nível superior”, diz Hoheisel. 

A solução funciona da seguinte forma: veículos dentro de um raio de centenas de metros trocam informações entre si, sobre os tipos de veículos, a velocidade, a posição e a direção do percurso. Muito antes dos motoristas ou dos sensores presentes nos veículos perceberem a presença de uma motocicleta, a tecnologia informa a situação permitindo que ambos os usuários da rodovia (motoristas e motociclistas) adotem uma estratégia de condução mais defensiva. Um exemplo de situação perigosa é quando uma motocicleta fica no ponto cego do carro, no momento em que este irá fazer uma ultrapassagem ou mudar de faixa em uma avenida. A nova tecnologia identifica a condição potencialmente perigosa, avisando o motociclista ou o motorista com um alarme sonoro e também uma luz de aviso no painel. Desta forma, todos recebem as informações necessárias para evitar ou reduzir o risco de acidentes. 

Troca de informações entre veículos em milissegundos 
Para a troca de dados entre motocicletas e carros, o sistema utiliza como base o padrão público WLAN (ITS G5). Com um tempo de transmissão de poucos milissegundos entre o transmissor e o receptor, os usuários podem gerar e transmitir informações importantes relacionadas ao tráfego nas ruas. Além disso, veículos estacionados ou com velocidade reduzida também podem transmitir dados para os receptores próximos. Para permitir que motociclistas e motoristas distantes recebam com segurança toda a informação necessária, a tecnologia utiliza recursos que encaminham a informação automaticamente de veículo para veículo. Em situações críticas, portanto, todos os usuários sabem o que está acontecendo e podem tomar as providências necessárias antecipadamente.

 

Fotos: Divulgação Bosch