Colégio Visconde de Porto Seguro monitora infraestrutura de TI

dashboard portoseguroCom o intuito de melhor monitorar toda a infraestrutura de TI, redes, internet e WIFI, a equipe de TI do Colégio Visconde de Porto Seguro, de São Paulo, escolheu o PRTG Network Monitor, da Paessler AG, especialista em monitoramento de redes, como ferramenta de uso constante para prevenção de incidentes. 

O primeiro contato com o software veio por meio da versão gratuita que disponibiliza 100 sensores para monitoramento de rede, o que permitiu verificar na prática a sua funcionalidade, aliada à facilidade de implementação e configuração, escopo de recursos e o custo acessível para aquisição de licenças com mais sensores. Tais aspectos foram levados em consideração para tomada de decisão final pela equipe interna de TI. 

“Bastou uma pesquisa online para termos acesso às informações necessárias sobre a solução da Paessler”, afirma Júlio César Benedito, gerente de infraestrutura de TI do Colégio Visconde de Porto Seguro. “Na prática, os Indicadores de Desempenho de Processos do PRTG (em inglês, KPI – Key Performance Indicator), mostraram-se eficientes para prevenção e redução de tempo utilizado na resolução de incidentes. Anteriormente, utilizávamos outro software e pela facilidade de implantação do PRTG a opção pela mudança veio naturalmente, uma vez que não há necessidade de contratar uma consultoria”, reforça o gerente.   

O PRTG foi customizado para melhor atender aos objetivos da área de tecnologia da instituição de ensino. “Personalizamos os mapas de visualização, optamos por avisos sonoros, por e-mails e inserção de MiBs personificadas”, acrescenta Benedito. “Utilizamos ainda o PRTG em várias interfaces de usuário: Web-Interface, WIN-GUI, Mobile-Interface, iPhone App e Enterprise Console”.

Assim que foi verificada a sua praticidade, aos poucos, foram sendo instalados cada vez mais sensores. “Hoje, já são cerca de 2.300 sensores que monitoram switches, roteadores, pontos de acesso, consumo de banda larga e links, servidores, websites, syslog, etc”, explica Benedito.

Benefícios

A conectividade em todos os ambientes nos três campi espalhados em São Paulo e na cidade de Valinhos (SP), além da tecnologia streaming para transmissão de palestras ao vivo, são recursos  importantes e primordiais para o projeto pedagógico do Colégio Visconde de Porto Seguro.

“O maior benefício alcançado com a utilização da ferramenta PRTG foi a redução no tempo de administração e aumento da disponibilidade dos serviços. Na maioria dos incidentes, restauramos os serviços antes da percepção do usuário. Com o monitoramento do ambiente de forma centralizada, chegamos a economizar mais de 50% do tempo gasto inicialmente, já que conseguimos uma identificação rápida dos incidentes por meio dos mapas de visualização e tickets por e-mail”, afirma o diretor de TI do Colégio Visconde de Porto Seguro, Alexandre Marcondes, destacando o servidor Syslog como exemplo de uma das aplicações adicionais que se tornou possível com o PRTG.

Foto: Divulgação Colégio Visconde de Porto Seguro