TRUMPF leva Prêmio de indústria 4.0 e tecnologia laser

TRUMPF Rackers_Leibinger
Peter Leibinger, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo TRUMPF, conversa com a apresentadora Judith Rakers na cerimônia de premiação do Prêmio Daimler Supplier 2016.

A TRUMPF recebeu o Prêmio Fornecedor da Daimler na categoria Fornecedor em evento realizado na filial da Mercedes-Benz, em Stuttgart. WilfriedPorth, membro do Conselho de Administração e diretor de RH da IT& Mercedes-Benz Vans da Daimler AG e Sabine Lutz, chefe de Compras Internacionais, homenagearam a TRUMPF por sua excelente colaboração com a Daimler. “Estamos muito felizes em receber este prêmio e agradecemos a Daimler por ter possibilitado a nossa colaboração de forma construtiva”, comentou Peter Leibinger, vice-presidente do Conselho de Administração da TRUMPF GmbH + Co. KG e diretor da Divisão de Tecnologia Laser, acrescentando: “Há muitos anos nossa cooperação tem sido baseada na confiança, comunicação aberta e respeito mútuo. Especialmente nestes tempos de digitalização industrial, esses valores são um pré-requisito indispensável para uma parceria de sucesso”.

A TRUMPF recebeu o Prêmio Fornecedor Daimler pelo desenvolvimento conjunto de um novo procedimento de solda a laser e pela implementação bem-sucedida das soluções da Indústria 4.0 na produção do mais recente Classe E da Mercedes-Benz. Em termos mais específicos, estas soluções referem-se a sensores de análise interligados em rede na unidade de laser. Com o monitoramento de condições, os especialistas em serviços da TRUMPF podem, por exemplo, realizar análises de tendência sobre os dados coletados e divulgados pela Daimler para determinar possíveis riscos de falha dos lasers e reduzir os tempos de parada não planejados. O novo procedimento de solda a laser também é baseado em sensores, e compensa autonomamente variações de componentes durante o processo de solda. Isso reduz a quantidade de material necessário e, consequentemente, também diminui o peso do veículo, o que leva a benefícios, tais como maior alcance para carros elétricos. Este procedimento de solda a laser desenvolvido em conjunto resultou na união mais eficiente entre os processos de energia e recursos na construção de veículos atualmente.

Comeste prêmio, a Daimler distingue os fornecedores que se destacaram ao longo do ano nas categorias Qualidade, Parceria e Inovação. Esta foi a segunda vez que a TRUMPF recebeu o Prêmio Fornecedor da Daimler. Em 2008, a especialista em laser ganhou na categoria “Inovação” com o desenvolvimento conjunto de um robô de solda com tecnologia laser de disco.

Foto: Divulgação TRUMPF