STIHL é Diamante no 45º Prêmio Exportação RS

IMG_8694_rdax_90A STIHL, líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, foi duplamente agraciada com o Prêmio Exportação RS 2017, ocorrido dia 13 de julho, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. A empresa ganhou na categoria Diversificação de Mercados, mérito destinado às companhias que se destacaram pelo número de países-alvo para os quais exportam seus produtos; e o Troféu Diamante, um reconhecimento voltado para organizações que configuram entre as vencedoras por pelo menos 10 edições.

O presidente da STIHL Brasil, Cláudio Guenther, destacou a relevância de uma política estável para as exportações. “A grande dificuldade que encontramos para exportarmos no Brasil é a nossa política instável”, afirmou. Segundo ele, com a exportação, a STIHL  vem conseguindo manter sua estabilidade financeira e superar a deficiência do mercado doméstico. “Encerramos 2016 sem desempregar ninguém e começamos 2017 com um mercado doméstico instável, mas conseguimos superar esse déficit. A exportação é muito importante e precisamos de políticos que criem projetos a longo prazo para que as indústrias possam exportar cada vez mais. Ser agraciado com esse reconhecimento é uma honra para todos nós”, concluiu.

Para ampliar as vendas no mercado externo, a STIHL conta com a competência, flexibilidade e criatividade de sua equipe no Brasil, somada à experiência e tecnologia inovadora da matriz, que fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Os produtos com maior crescimento em volume nas exportações de 2016 foram: motosserras (17%), principalmente para Cingapura, Índia e África do Sul; e pulverizadores (13%), com destaque para os Estados Unidos, México e Colômbia. Os principais países responsáveis pelo faturamento das exportações da STIHL Brasil foram os Estados Unidos (31,6%), a Alemanha (12,9%) e a China (7,8%), todos com unidades produtivas do Grupo STIHL. Apoiada em pilares sólidos de gestão estruturados pela matriz alemã, a subsidiária da marca no Brasil exportou, em 2016, para mais de 70 países e destinou 50% da produção da fábrica para esta finalidade. A receita total de exportações alcançou mais de R$ 614 milhões.

Considerado o principal reconhecimento na área de comércio exterior no Rio Grande do Sul, o Prêmio Exportação RS é promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). Em sua 45º edição, o reconhecimento valoriza empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional.

Foto: Divulgação Stihl