SCHUNK recebe prêmio durante a Hannover Messe

xxxA SCHUNK foi a vencedora do prêmio Hermes 2017, um dos reconhecimentos de maior prestígio na indústria de tecnologia, no dia 23 de abril, durante a abertura da Hannover Messe, principal feira do mundo para a tecnologia industrial, que acontece anualmente na cidade de Hannover, na Alemanha, pelo desenvolvimento da SCHUNK Co-act, linha de garras colaborativas da multinacional. A empresa foi presenteada pela chanceler alemã Dra. Angela Merkel e pela ministra da educação Profa. Dra. Johanna Wanka.

Em sua passagem pela exposição, Merkel visitou o estande da SCHUNK e foi recepcionada pelo CEO e sócio da empresa, Henrik A. Schunk, que apresentou os módulos inteligentes que permitem a colaboração humana-robô (HRC), a linha de garras SCHUNK Co-act, que interagem e se comunicam diretamente com humanos, e mostrou que o avanço da tecnologia alemã tem feito uma importante contribuição para os sistemas de produção do futuro.

Para Henrik A. Schunk esse prêmio é um marco na história do grupo SCHUNK: “Minha equipe e eu estamos muito orgulhosos de termos atingido o sucesso com a garra SCHUNK Co-act JL1, alcançando uma etapa decisiva no caminho de cenários altamente flexíveis dentro da indústria 4.0 e, portanto, para a produção inteligente”.

Pela primeira vez na história do prêmio Hermes, um módulo de garra foi o vencedor deste cobiçado troféu. O prêmio foi baseado no julgamento de um júri independente, presidido pelo Prof. Dr. h. C. Mult. Wolfgang Wahlster, Presidente do Conselho de Administração, do Centro Alemão de Investigação em Inteligência Artificial (DFKI).

Jochen Köckler, membro da junta diretiva da Deutsche Messe, entidade organizadora da Hannover Messe, explicou: “a solução ganhadora do prêmio suporta a colaboração humano-robô, um aspecto imprescindível no kit da fábrica inteligente. Além do mais, se ajusta a linha de inovação da Hannover Messe, que este ano refletirá todo o desenvolvimento para a Indústria 4.0”.

Em 2015, a SCHUNK conseguiu se classificar entre os cinco primeiros do prêmio Hermes e alcançou a ida para o grupo líder de inovações tecnológicas, na época, com o SCHUNK eGRIP, uma ferramenta online de desenho tridimensional para fabricação de dedos de garra.

Robôs de garras inteligentes
Durante os últimos anos, a principal fornecedora de tecnologia para robôs e produção de máquinas, vêm conduzindo a digitalização da produção industrial com seus componentes inteligentes. Com a linha mais completa de sistemas de garras e tecnologia de fixação, com mais de 11.000 componentes, a garra SCHUNK Co-act JL1, define o que hoje é o auge do tecnologicamente possível.

A garra HRC apresenta uma arquitetura de controle descentralizado, projetada de acordo com a RAMI 4.0, as diretrizes dos princípios da indústria 4.0. Como nenhum outro módulo de garra, o equipamento usa sua posição exposta “mais próxima da peça” e “mais próxima do ser humano” para alcançar a máxima eficiência e funcionalidade na colaboração entre humanos e robôs.

Os sistemas de sensores complexos e a inteligência descentralizada artificial, totalmente integrados na garra, permitem-lhe recolher constantemente informação sobre o componente que está sendo manipulado e sobre o ambiente de trabalho, processando estas informações e executando respostas adequadas com base na situação específica.

Para este efeito, a garra está equipada com cinemática inovadora, que permite a fixação com movimento paralelo e angular. Isso permite flexibilidade máxima no manuseio de variantes de componentes alternados. Sensores táteis nos dedos monitoram o processo de aperto para garantir a confiabilidade e adaptar os parâmetros de fixação de forma independente, para evitar danos a componentes sensíveis.

Dependendo apenas se uma peça ou, possivelmente, uma mão humana é agarrada, diferentes estratégias de manipulação, especialmente desenvolvidas, permitem que a garra sensível adapte seu comportamento em tempo real.

Foto: Divulgação SCHUNK