EY anuncia o Empreendedor do Ano 2018

prmio-empreendedor-do-ano-2018-2-638A Ernst & Young (EY) anunciou na última quinta-feira, 30 de novembro, que Rubens Menin, fundador da MRV Engenharia é o Empreendedor do Ano 2018. O executivo, que foi destaque na categoria Master, representará o empreendedorismo brasileiro na etapa global do Prêmio – o EY World Entrepreneur Of The Year – que acontecerá em Monte Carlo, no Principado de Mônaco, em junho de 2018. O evento reunirá os representantes escolhidos nos mais de 60 países nos quais a premiação é realizada. Também foram homenageados na categoria Master: Luciano Sanches Fernandes (Cerradinho), Dalton Carlos Heringer (Fertilizantes Heringer), Janete Vaz e Sandra Soares (Laboratório Sabin de Análises Clínicas), Marcio Kumruian (Netshoes) e Luiz Renato Durski Junior (Restaurante Madero).

Fundada em 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é a maior construtora residencial da América Latina e a líder nacional do mercado de imóveis econômicos. A companhia emprega mais de 24 mil colaboradores e já construiu e entregou 300 mil imóveis. Um a cada 200 brasileiros tem um imóvel da MRV. Logo após formar-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, Rubens Menin fundou a MRV. Atualmente, ele ocupa o cargo de presidente do conselho de administração da companhia.

Para Menin, a homenagem da EY é muito importante para o Brasil. “Acredito muito no poder transformador do empreendedor. Essa é uma paixão que faz parte do nosso DNA. O nosso país precisa de empreendedores”, disse o executivo.

Já na categoria Emerging – que seleciona empreendedores em expansão e com alto potencial de crescimento – a EY homenageou José Roberto Nogueira, diretor presidente da Brisanet. Por fim, na categoria Sustentável, que reconhece projetos de grandes empresas com foco em sustentabilidade, o trabalho escolhido foi o da AES Eletropaulo, representada por Marcos Mesquita Coelho, diretor de relações institucionais, comunicação e sustentabilidade.

“Acreditamos que os empreendedores são motivados por uma causa e por um estado de espírito de resiliência e perseverança. Eles não desistem dos seus sonhos nem durante um ano desafiador como vem sendo esse. São lindas histórias de vida, que nos mostram a importância de sempre acreditar que é possível e que é necessário visualizar as possibilidades. Podemos comprovar o otimismo dos executivos pelo resultado do nosso estudo Growth Barometer, o qual afirma que as empresas brasileiras de médio porte esperam crescer 25% em 2018”, afirmou o CEO EY Brasil, Luiz Sérgio Vieira, em seu discurso de abertura do evento.

Marcelo Castelli, da Fibria, foi homenageado nesta noite como executivo empreendedor, em reconhecimento a sua habilidade de impulsionar o crescimento de uma empresa líder no seu segmento. Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues e Frederico Trajano Inácio Rodrigues, da Magazine Luiza, receberam homenagem na categoria Family Business, por adotar boas práticas de gestão e assegurar a perenidade de uma empresa ao longo de gerações.

Os jurados da categoria Master foram os também empreendedores: Edgard Corona (Bio Ritmo), reconhecido da mesma categoria na edição anterior; Pedro Lima (3corações), destaque na 17º edição; Juliano Seabra (Endeavor), Cristina Presz Palmaka De Luca (SAP), José Janguie Diniz (SER Educacional), Gabriela Baumgart (Grupo Baumgart) e Alexandre Costa (Cacau Show).

Já na categoria Emerging, o grupo foi formado por: Ana Elisa Siqueira (Grupo Santa Celina), Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo (Geekie), Olga Colpo, Luiz Rezende (Prática), Gustavo Caetano (Sambatech) e Isabel Humberg. E no segmento Sustentável, David Canassa (Grupo Votorantim), Francisco Razzolini (Klabin) e Guilherme Weege (Malwee) foram os jurados.

Foto: Divulgação EY