UnternehmerTUM lança hub de mobilidade digital

170223_Digital_Hub_News_1280A UnternehmerTUM lançou em 23 de fevereiro o Digital Hub Mobility. O hub foi aberto oficialmente com um vídeo da secretária da economia da Alemanha, Brigitte Zypries. Pela primeira vez, trabalham em um hub juntos pela mobilidade do futuro grandes empresas automotivas, prestadores de serviços, fornecedores, start-ups de tecnologia, bem como parceiros da comunidade científica do setor público e da indústria digital.

Os planos são de construir um experimento líder de conceitos de mobilidade urbana, do desenvolvimento de um quadro para a condução automatizada e do desenvolvimento de serviços de mobilidade em rede. Seu objetivo é reforçar a posição de destaque da Alemanha como um centro de inovação para soluções de mobilidade na competição internacional.

De acordo com uma pesquisa recente da associação digital Bitkom, 66% dos alemães veem grandes benefícios nos veículos autônomos; 71% são a favor de que eles sejam testados em vias públicas e 61% dos alemães não comprariam mais um carro, dentro do menor tempo possível para chamar um carro automotor. 

As necessidades de mobilidade dos clientes estão mudando muito e novas tecnologias permitem melhores produtos e serviços como, por exemplo, ir mais rápido de A para B para transportar cargas. “Com isso, a Alemanha mantém-se líder na mobilidade do futuro, e precisamos de novas formas e colaboração interdisciplinar de todos os agentes da área da mobilidade. A Digital Hub Mobility em Munique oferece condições únicas”, diz Susanne Klatten, presidente do conselho da UnternehmerTUM.

A secretária da economia da Baviera, Ilse Aigner, também vê isso: “A digitalização abrange todas as áreas da vida e mudará também a forma como aprendemos e vivemos a mobilidade no futuro. A comunicação de carros entre si e com toda a infraestrutura oferece oportunidades sem precedentes que são hoje consideradas como disciplinas inclusas. Para juntar todas essas diferentes habilidades de atores da indústria e da ciência, ele precisa de um local de encontro – o Digital Hub Mobility. Aqui, deverão ser trocadas ideias, projetos serão iniciados e colaborações fechadas, a fim de reforçar a Baviera como um local de ponta para soluções de mobilidade inovadoras.”

O Digital Hub Mobility – Um forte ecossistema digital

A Iniciativa Hub Digital é uma iniciativa do Governo Federal e da Bitkom. O Digital Hub em Munique concentra-se em parceiros mais fortes: a nível nacional, o Centro de Digitalização da Baviera oferece uma excelente infraestrutura para a digitalização. Em particular, a plataforma “mobilidade em rede” oferece inúmeros elementos de ligação com pontos diretos para o Centro de Mobilidade. A Secretaria da Economia da Baviera promove o Hub com cerca de 500.000 euros.

Parceiros da mobilidade e indústria digital estão ativamente envolvidos na mobilidade Hub: Audi, BMW, Daimler, IBM, Nokia, SAP, Stadtwerke München, assim como ADAC, adidas, Infineon, MAN e TÜV Süd.

Foto: UnternehmerTUM/Bert Willer

 

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–