Universidades bávaras ganham selo de excelência

Duas tradicionais instituições de ensino superior da capital bávara, a Universidade Ludwig Maximilian (LMU) e a Universidade Técnica de Munique (TUM), conquistaram mais uma vez o reconhecimento na “Iniciativa pela Excelência”. A competição, criada pelos governos federal e estaduais da Alemanha, visa estimular a concorrência científica entre as universidades e impulsionar o setor universitário. Na segunda rodada do programa, tanto a LMU quanto a TUM garantiram verbas de fomento destinadas às “universidades de excelência” do país.

Além do incentivo financeiro a três distintos “programas” – as escolas de graduados (Graduiertenschulen), os clusters de excelência (Exzellenzcluster) e os conceitos para o futuro (Zukunftskonzepte) – a iniciativa condecora as melhores universidades alemãs na área de pesquisa.

Ambas as universidades bávaras conseguiram elevar o número de clusters bem como de escolas de graduados contempladas em relação à primeira fase da iniciativa, e foram homenageadas por seus conceitos para o futuro, que consistem em estratégias de longo prazo para incentivar e melhorar a pesquisa de ponta, além de promover jovens cientistas. Os clusters, por sua vez, agregam o potencial de pesquisa de diversas universidades, institutos extra-universitários e parceiros do setor industrial em instalações nas próprias instituições de ensino, enquanto as escolas de graduados têm como objetivo incentivar doutorandos e promover a pesquisa.

Juntas, as duas universidades bávaras obtiveram sucesso com os clusters de Neurologia, Origem e Construção do Universo, Física do Laser e Nanociência. Além disso, a TUM tem forte participação no igualmente bem-sucedido cluster de Pesquisa de Proteínas da LMU.

Receberão o auxílio financeiro, ainda, as escolas de graduados da LMU nas áreas de Neurociências, Biologia de Sistemas, Ciências da Antiguidade e Estudos do Oeste Europeu, bem como a Escola de Graduados de Ciências e Engenharias da TUM.

——————————————————————————————————–

 

Albert Scharger/TUM
Albert Scharger/TUM

Nota original fornecida por: