Ranking de 2015 reconhece Munique

Como tem acontecido em anos anteriores, a cidade de Munique lidera o ranking de 2015 como a melhor cidade, segundo um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica IW Consult. Em relação ao potencial econômico para o futuro, a capital da Baviera é classificada como uma das três melhores.

Em todas as categorias consideradas no ranking (Mercado de Trabalho, Estrutura Econômica, Mercado Imobiliário, bem como Qualidade de Vida), Munique está entre as melhores e mostra uma vantagem representativa em relação às seguintes, Ingolstadt e Erlangen.

Zukunftsindex – Munique bem equipada

Pela primeira vez, a IW Consult levou em consideração o Zukunftsindex (Índice do Futuro, em tradução livre), que mediu o potencial econômico das cidades estudadas para o futuro. Neste caso, a capital da Baviera se encontra na terceira posição, atrás de Darmstadt e Erlangen, das cidades com mais capacidade para a economia da Alemanha.

Fatores como a forte orientação para a pesquisa, a economia local, bem como empresas inovadoras em setores do futuro e uma grande afinidade com a Indústria 4.0 fazem com que a cidade, provavelmente, esteja nos próximos 15 anos entre os melhores polos da Alemanha. 

Abismo econômico ameaça crescimento

Os autores da pesquisa observaram uma crescente divergência econômica entre as diferentes regiões. Apesar de cidades bem-sucedidas como Munique, Stuttgart ou Darmstadt também trazerem grande potencial para o futuro, outras da região do Ruhr continuam se sentindo ameaçadas. Isso se dá não apenas pelo fato de não estarem ao mesmo nível de comparação destas bem-sucedidas, mas também por mostrarem um baixo nível de competitividades em indústrias pioneiras, um fraco direcionamento em pesquisas e poucos serviços criativos. Essa discrepância em relação às regiões bem-sucedidas ameaça se tornar no futuro ainda maior.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————– 

CC/Pixabay/flyupmike
CC/Pixabay/flyupmike