Parceria energética entre Baviera e Brasil

A Itaipava Arena Pernambuco, em Recife, recebeu na semana passada (11), o primeiro sistema de geração solar fotovoltaico do estado. O projeto executivo e a instalação da Usina Solar São Lourenço foram construídos sob a responsabilidade da Gehrlicher Ecoluz Solar do Brasil, uma associação entre a brasileira Ecoluz Participações e a bávara Gehrlicher AG.

A usina solar tem potência instalada de 1 megawatt pico (MW/p), capacidade suficiente para gerar 1.500 MW/h por ano, o que equivale ao consumo de seis mil habitantes. A unidade é responsável por até 30% da energia consumida pelo estádio que sediará a Copa do Mundo 2014.

O sistema é composto por 3.652 painéis solares fotovoltaicos que captam a luz emitida pelo sol e a convertem em energia elétrica. A energia produzida é entregue ao sistema elétrico do estádio e o que não é utilizado pela arena é injetado na rede de distribuição da Celpe. Além do aproveitamento de uma fonte renovável, os sistemas de geração solar reduzem perdas por transmissão e distribuição, uma vez que a energia é consumida no local em que é produzida.

Além disso, a usina é composta por um sistema central, correspondendo a 95% da geração de energia com módulos de silício monocristalino, e um sistema direcionado à pesquisa (campo) que se divide em cinco tecnologias, com o objetivo de possibilitar o estudo do potencial de radiação da região e de geração de energia fotovoltaica por meio de diferentes tecnologias.

A Usina Solar São Lourenço da Mata também tem um espaço dedicado aos visitantes. Na área externa, o público pode conhecer o processo de construção e funcionamento da usina e o espaço interno é dotado de painéis informativos sobre a geração de energia solar fotovoltaica e também é realizado o monitoramento e gestão de todo o sistema. Ao lado do centro de visitação, uma estação meteorológica completa monitora as condições climáticas locais (medição de radiação solar, índice pluviométrico, intensidade e direção dos ventos, temperatura, pressão atmosférica e umidade relativa do ar).

Com um investimento de R$ 10 milhões, a instalação é resultado da parceria entre o Grupo Neoenergia, por meio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), e a Odebrecht e também faz parte do Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento – “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

SXC
SXC

Nota original fornecida por: