Parceria apoia aprendizado de jovens carentes

A Copa do Mundo no Brasil já é passado e para muitos jovens brasileiros fãs de futebol o cotidiano foi retomado. Para essa fatia da população, isso muitas vezes significa falta de emprego, vida abaixo da linha da pobreza e formação profissional deficiente. Tendo isso em vista, o Estado da Baviera iniciou o projeto GOL– sua goleada para o futuro na cidade de São Paulo.

“Continuamos a apoiar jovens brasileiros socialmente desfavorecidos com cursos de formação profissional em empresas alemãs, em especial as bávaras. Nosso projeto de capacitação no estado de São Paulo beneficia tanto os jovens como as próprias empresas: as companhias conhecem novos colaboradores e exploram seus pontos fortes e os aprendizes se deparam com uma oportunidade real de emprego. A Baviera continua sendo um parceiro confiável para a região parceira de São Paulo”, afirma Beate Merk, secretária para Assuntos Europeus do estado.

O Projeto GOL é coordenado pelo Centro de Formação Profissional dos Sindicatos Empresariais da Baviera (bfz GmBH, na sigla em alemão). A iniciativa prevê que até 2018, cerca de 400 jovens serão beneficiados pelo programa em empresas na cidade paulistana. Já no início da Copa do Mundo, dez participantes iniciaram seus estágios na Volkswagen do Brasil. Até o final de 2014, serão 100 jovens estagiários nas áreas de Mecânica Industrial, Elétrica e Fabricação de Ferramentas, selecionados a partir de um teste (Profiler) aplicado pelas próprias empresas formadoras. De acordo com a organização, o projeto é voltado para estudantes de escolas de futebol ou instituições de ensino público. É do entendimento do GOL que por meio do esporte o aprendiz adquire competências importantes para a vida profissional.

Merk se despediu do instrutor profissional Manfred Schauhuber, antigo diretor da Escola Técnica de Engenharia de Produção da cidade de Munique, na Alemanha, que atuará como especialista temporário sobre o tema “Exemplo alemão de ensino dual” no âmbito da Mecatrônica para o projeto em São Paulo. Ele servirá de consultor para as empresas participantes.

A secretária entregou aos jovens brasileiros fãs de futebol uma bola. “O futebol é um fator de motivação. Ele fortalece o espírito de equipe, a disciplina, a determinação e a resistência. Essas competências devem ser notadas na formação desses jovens. Eu desejo a eles muito sucesso nessa atividade em São Paulo”, completa Merk.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo apoia o projeto por meio do seu departamento de Formação Profissional. 

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

Divulgação Chancelaria Bávara

Divulgação Chancelaria Bávara

Nota original fornecida por: