Pará e universidade da Baviera firmam parceria

O governo do Pará e a Universidade Rural Weihenstephan, um dos maiores centros de formação profissionalizante da Europa, assinaram um termo de cooperação técnica que permitirá que a instituição, localizada no estado da Baviera, contribua com o governo paraense na modelagem de um ensino tecnológico que possibilite a formação de profissionais especializados na área agrícola com certificação internacional.

Segundo o governo do estado brasileiro, a parceria se dará em duas linhas de gestão: educação e formação profissional. “Iremos estabelecer um programa de intercâmbio de profissionais, professores e alunos paraenses que irão para lá vivenciar e conhecer de perto como funciona o modelo. Ao mesmo tempo, traremos profissionais da Baviera para o nosso estado a fim de que haja uma troca de conhecimento, que vai nos ajudar na construção daquilo que chamamos de revolução pelo conhecimento”, explicou o secretário de Promoção Social do Pará, Nilson Pinto, durante a assinatura do termo, no dia 28 de novembro. O projeto será iniciado com as Universidades do Estado (Uepa), Federal (UFPA) e Rural (Ufra) do Pará, e em seguida se estenderá para todas as escolas profissionalizantes.

Ainda de acordo com informações do governo paraense, o ensino de ciências aplicadas (equivalente ao ensino profissionalizante) na Alemanha é muito valorizado, e 72% dos estudantes que passam pelas universidades comuns também tiveram formação nas universidades rurais. Esse modelo de desenvolvimento atraiu novas empresas, descentralizou a geração de renda e criou muitos empregos no estado. “A Baviera tem uma bela história em termos de desenvolvimento baseado na área rural. Esse modelo foi fundamental, inclusive, para que a Baviera, que era um dos estados mais pobres da Alemanha no período do pós-guerra, desse um salto grande e se tornasse um estado em constante desenvolvimento”, afirmou o governador do Pará, Simão Jatene. “Esta quebra de paradigma para a construção de uma sociedade mais moderna com pilares que vêm do campo foi o que nos incentivou a formalizar essa união”, completou.

Para o reitor da Universidade Rural Weihenstephan, Hermann Heiler, trabalhar junto com o Pará no desenvolvimento da área rural poderá gerar resultados positivos para ambos: “Para nós será um grande desafio. Sabemos que iremos aprender muito, e vice-versa”.

A aproximação entre a Baviera e o governo paraense iniciou-se em meados do ano passado, em uma feira da Alemanha. No início do ano, uma comitiva chefiada por Jatene foi ao estado alemão, e, em agosto, uma delegação da universidade e de representantes do governo bávaro visitou escolas de ensino técnico-profissionalizante no Pará.

Com informações da Agência Pará de Notícias

Para mais informações acesse:

http://www.bayern.com.br

——————————————————————————————————–

 

Cristino Martins/Ag. Pará
Cristino Martins/Ag. Pará

Nota original fornecida por: