Pará e Baviera ensaiam parceria em ensino tecnológico

O governo do estado do Pará e a Universidade Rural Weihenstephan, da Baviera, começaram a traçar, em abril deste ano, uma parceria em ensino tecnológico. No início do ano, uma comitiva chefiada pelo governador paraense, Simão Jatene, foi ao estado alemão, e, em agosto, uma delegação da universidade e de representantes do governo bávaro visitou escolas de ensino técnico-profissionalizante do Pará.

Além de fazer as visitas, a delegação reuniu-se com Jatene, com o objetivo de discutir os caminhos a serem seguidos para dar início à formação de profissionais paraenses especializados na área agrícola, com certificação internacional. Os representantes do governo bávaro apresentaram as possibilidades de crescimento do setor agrícola a partir do investimento na formação profissional.

Para isso, segundo o coordenador de Cooperação Internacional da Secretaria da Agricultura da Baviera, Martin Schüssler, é preciso que os profissionais aprendam na prática o que, muitas vezes, nos projetos pedagógicos tradicionais, é ensinado na sala de aula. “O sistema de ensino profissionalizante da Baviera forma profissionais que ao fim do curso já estão dentro das empresas, porque todo o processo de aprendizado se dá no campo. O professor e o aluno vão para dentro das empresas e o conhecimento se dá na prática profissional”, explicou.

Segundo o reitor da Universidade Rural Weihenstephan, Hermann Heiler, o ensino de ciências aplicadas (equivalente ao ensino profissionalizante) na Alemanha é muito valorizado, e 72% dos estudantes que passam pelas universidades também tiveram formação nessas escolas. Hoje, a instituição que ele dirige tem 17 unidades no estado da Baviera e essa expansão atraiu novas empresas e descentralizou a geração de renda e empregos.

“Anualmente formamos cerca de 220 profissionais, que se tornam multiplicadores. A demanda é tanta que não estamos conseguindo atender a procura das empresas por estes profissionais”, ressaltou. O intercâmbio de estudantes brasileiros para a Baviera começa neste mês, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras.

É a partir dessa parceria, já consolidada entre Brasil e Alemanha, que o Pará foi cotado como um dos estados para a aplicação do projeto piloto do novo modelo de gestão agropecuária, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, e que irá implantar o Sistema de Garantia da Qualidade, indispensável para avanços nos mercados internacionais.

Ainda na reunião, o governador Simão Jatene ressaltou que o grande desafio do Pará é promover o desenvolvimento a partir do conhecimento, produção e novas formas de gestão e governança. A parceria com o estado da Baviera, segundo Jatene, alia em uma só ação duas metas: o conhecimento e a produção. “O ensino técnico é uma das nossas ferramentas para alavancar o processo de produção no estado. A cooperação técnica internacional é indispensável para que isso aconteça”, destacou.

Com informações da Agência Pará de Notícias

Para mais informações acesse:

http://www.bayern.com.br

——————————————————————————————————–

 

João Vitali/Serpros
João Vitali/Serpros

Nota original fornecida por: