O grande potencial internacional da economia ambiental bávara

eolica_sxc3Sendo altamente inovadora, a indústria ambiental da Baviera está ganhando em importância econômica, além de ter um grande potencial nos mercados internacionais. Isso de acordo com o resultado da pesquisa “A indústria ambiental na Baviera”, que foi realizada em nome da Secretaria da Economia da Baviera. Segundo a secretária da Economia da Baviera, Ilse Aigner: “A economia ambiental de médio porte se desenvolveu em um importante setor transversal da economia bávara. Os cerca de 34.000 empreendimentos contam com 271.000 empregados (4,7% de todos os empregados na Baviera) e alcançaram em 2015 a receita de 51,5 bilhões de euros, o que corresponderia a aprox. 5,2 % de todo o volume de negócios da economia da Baviera”.

Os mercados de ponta são principalmente os de gestão de água, tecnologias de segurança, geração de energia ambientalmente renovável, armazenamento, reciclagem e eficiência energética, de recursos e material. A força da indústria ambiental está principalmente em sua capacidade de inovação: dependendo do mercado de liderança, cerca de 10% a 15% das inovações globais na indústria ambiental em 2014 eram provenientes da Alemanha, das quais entre um quinto e um terço vieram da Baviera.

Para o setor, a vantagem está no mercado externo, cuja importância vem crescendo rapidamente. Enquanto as vendas mundiais em 1995 ainda estavam em 117 bilhões de dólares, o valor subiu para 411 bilhões de dólares em 2015. Para 2025, são esperadas vendas globais de cerca de 750 bilhões de dólares. “Com suas inovações, as diversas pequenas e médias empresas da Baviera estão bem posicionadas no mercado mundial. Queremos usar o grande potencial desse setor para a Baviera e, na medida do possível, acompanhar nossas empresas em seu caminho para o exterior”, diz Aigner.

Os maiores mercados para vendas de bens ambientais bávaros em 2015 foram os Estados Unidos (895 milhões de euros), a China (787 milhões de euros), a França (585 milhões de euros), a Áustria (585 milhões de euros) e a Itália (488 milhões de euros). De acordo com o estudo, os principais mercados de vendas provavelmente permanecerão sendo a Europa, os EUA e a China. No entanto,  potenciais mercados para a economia ambiental bávara, são a Índia e a Coréia do Sul.

O estudo pode ser consultado na página da Secretaria da Economia e Mídias, Energia e Tecnologia do Estado da Baviera.

Foto: SXC

 

Para mais informações acesse:

http://www.bayern.com.br

——————————————————————————————————–

Nota original fornecida por: