Munique se prepara para receber milhões de pessoas


Ao meio dia de sábado, 17 de setembro, o Prefeito de Munique, Christian Ude, dará início à Oktoberfest, com a abertura do primeiro barril de cerveja, no pavilhão Schottenhamel.



Esta é a 178ª edição da tradicional festa, que atrai nada menos que seis milhões de pessoas a cada ano. Em 2010, foram registrados 76 mil pernoites de brasileiros em Munique, um aumento de 38% sobre o ano anterior.



Além das tradicionais tendas das cervejarias alemãs, o parque Theresienwiese – nome dado em homenagem à Princesa Therese – abriga mais de 170 atrações de vários tipos, onde adultos e crianças podem se divertir. Durante as festividades, visitantes do mundo inteiro poderão desfrutar da comida, da bebida, da música e das atrações típicas de Munique.



Pela segunda vez em sua história, a Wies`n também abrigará a “Oide Wiesn”, uma combinação de festa e exposição comemorativa, em área separada e pavilhões especiais, com a apresentação de objetos, espetáculos e gastronomia que retratam a evolução histórica da Oktoberfest. Devido ao seu enorme sucesso, esta exposição, iniciada em 2010 em homenagem aos 200 anos do evento, passou a ser incorporada na programação anual.



A Oktoberfest teve início em 1810, com a celebração do casamento do Príncipe Herdeiro Ludwig – posteriormente Rei Ludwig I da Baviera – com a Princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. Após cinco dias de festa, uma corrida de cavalos, acompanhada de uma festejo para o povo da Baviera, marcou a celebração, que foi repetida a partir de então, dando início à tradição da Oktoberfest.



Programa



Início: Sábado, dia 17 de setembro, a partir das 12:00 h



Término: Segunda-Feira, dia 03 de outubro, às 23:30 h



Horário de funcionamento



– Durante a semana: das 10:00 h até 22:30 h.



– Fins de semana: Alguns locais funcionam das 09:00 h até a meia noite



Mais informações e folhetos



Há postos de atendimento ao público da Secretaria de Turismo de Munique (Tourismusamt München), abertos durante todos os dias da semana, na estação ferroviária central (Hauptbahnhof), e no andar térreo do edifício da Prefeitura (Rathaus), na praça Marienplatz, no centro da cidade. Mais informações podem também ser obtidas nos site da prefeitura da cidade.



Sites para mais informações (em inglês)



http://www.oktoberfest.de/en/



http://www.muenchen.de/Rathaus/tourist_office/oktobfest/88123/index.html



http://www.muenchen.de/Rathaus/tourist_office/salesguide/140402/index.html



Museu da cerveja e da Oktoberfest



http://www.bier-und-oktoberfestmuseum.de/english/dahoam.html

Arquivo Pessoal / Giovanni S. Lenard
Arquivo Pessoal / Giovanni S. Lenard