Munique sai na frente em rankings de cidades

Em 2011, a cidade de Munique se destacou como campeã num estudo quantitativo sobre os mercados imobiliários mais atrativos da Alemanha, assim como no “Ranking de Cidades 2011”, que compara 50 cidades grandes do país.

A capital bávara ocupou a primeira posição do ranking criado pelo Banco Deka em conjunto com a revista de imóveis Immobilienmanager para apontar as cidades de maior atratividade para o mercado imobiliário alemão. De acordo com esta pesquisa, a combinação entre alto padrão e elevada qualidade de vida, crescimento da população e o positivo desempenho no mercado de trabalho da cidade são os fatores que garantiram sua liderança no ranking. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, Frankfurt e Hamburgo. 

Em uma segunda análise comparativa, do Instituto de Pesquisas Econômicas de Colônia (IW-Köln), Munique também alcançou, pela oitava vez consecutiva, a melhor posição, ficando bem a frente das concorrentes. Neste estudo sobre prosperidade e mercado de trabalho das 50 mais populosas cidades alemãs, a capital bávara se destacou, principalmente, no que diz respeito à eficiência do mercado de trabalho: com uma taxa de desemprego de 5,6%, a menor de todas nas localidades analisadas, a cidade está a caminho do pleno emprego, afirmam os pesquisadores. Além disso, a cidade também registrou a menor percentagem de pessoas em situação de vulnerabilidade que recebem a ajuda de custo do governo, chamada de Hartz IV.

Ainda, segundo esta comparação, nenhuma outra cidade alemã abriga maior número de sedes de empresas por habitante e registra maior incidência de start-ups, razão pela qual Munique tem também uma arrecadação de imposto acima da média. Stuttgart, na região de Baden-Württemberg, e Münster, no norte da Alemanha, ocuparam, respectivamente, a segunda e terceira posições no ranking geral.

O “Ranking de Cidades 2011” foi realizado pelo IW-Köln sob encomenda da Initiative Neue Soziale Marktwirtschaft – INSM (Iniciativa Nova Economia de Mercado Social) em cooperação com a revista alemã Wirtschaftswoche.

Para mais informações, acesse http://www.bayern.com.br

——————————————————————————————————–

 

Michael Nagy, Presseamt München
Michael Nagy, Presseamt München

Nota original fornecida por: