Munique é a cidade mais tecnológica da Europa

Em um estudo feito pela Comissão Europeia que analisou as regiões da UE que oferecem as melhores condições de localização para o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Munique liderou o ranking europeu com as 30 melhores.

Na pesquisa, as clusters regionais de firmas de TIC e institutos de investigação foram catalogados como “polos europeus de TIC de excelência” (EIPE, na sigla em inglês). A capital bávara, que atingiu 100 dos 100 pontos possíveis, conquistou o primeiro lugar. Além dela, Karlsruhe (quarto lugar) e Darmstadt (sétimo lugar) foram mais duas cidades alemãs que ficaram entre as dez melhores.

O estudo EIPE examinou todas as 134 regiões da Europa que, de acordo com a classificação de Nomenclatura das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS, na sigla em francês), tem uma produção significativa em TIC. Na pesquisa, foram considerados três fatores que influenciaram na classificação:

  • Pesquisa e Desenvolvimento (a proximidade com instituições de ensino e investigação locais);
  • Internacionalização (envolvimento de parceiros estrangeiros e cooperações);
  • Networking regional (cluster de pesquisa, trabalhos em conjunto com empresas locais e capital de risco local).

Para determinar o desempenho em pesquisa e desenvolvimento, também foram analisados quantas patentes vêm da região e com que frequência artigos científicos têm sido citados internacionalmente, o que colocou a cidade em primeiro lugar. Munique ainda aponta para um número significativo de investidores de risco no local. O distrito de Munique conquistou o 23° lugar com 49 pontos. Desta forma, o Vale do Silício alemão encontra-se no Vale do Isar.

As cidades de Karlsruhe, Darmstadt e Bonn (em décimo primeiro lugar) não pontuaram no quesito “Investidores”, mas tiveram um bom desempenho em relação aos programas de graduação de ciências da computação nas universidades e institutos de pesquisa Fraunhofer em seus ambientes. Da mesma forma pontuaram Cambridge (Reino Unido), Uusimaa (Finlândia) e a região de Brabant, em Eindhoven (Países Baixos).

Berlim conquistou o 15° lugar, logo a frente de Dublin. Em comparação com outras grandes cidades, como Londres (segundo lugar) e Paris (terceiro lugar), decepcionou o fato de ter, como “capital dos empresários” (de acordo com a publicidade), menos empregos no setor de TIC, semelhantemente à metrópole bancária de Londres.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

Divulgação muenchenstadportal.de
Divulgação muenchenstadportal.de

Nota original fornecida por: