Exportadores bávaros em ascendência

O ministro bávaro da economia, Martin Zeil, acredita que os exportadores do estado estão muito bem preparados. “Os novos índices do comércio internacional da Baviera provam a competitividade das empresas bávaras em um ambiente desafiador. Apesar da crise que persiste na Europa e a dinâmica pessimista nos países emergentes, as exportações de mercadorias e as prestações de serviço no primeiro semestre de 2013 foram 1,3% maiores que no mesmo período do ano passado, graças à demanda norte-americana. Isso comprova que os exportadores do estado da Baviera são relevantes para o mercado mundial”, afirma Zeil. O índice de importações também cresceu, em 1,4%. “Enquanto que as importações e exportações da Alemanha decaíram, os índices bávaros continuaram ascendentes. Com isso, a Baviera consolida sua posição comercial estável no continente europeu”, completa.

As empresas bávaras estimam que nos próximos meses a participação no mercado internacional seja impulsionada e que a produção atenda a essa demanda, fazendo com que um novo recorde de comércio internacional seja alcançável. “Isso enriquecerá a imagem das companhias bávaras no mercado internacional, abrindo portas para novas conquistas. As relações exteriores de comércio da Baviera são um fator importante de sucesso para o crescimento, o mercado de trabalho e a riqueza do estado. Para isso, é necessário continuarmos oferecendo boas condições locais para essas empresas e garantirmos a competitividade internacional”, afirma Zeil.

Estados Unidos, China e a vizinha Áustria ainda são os principais compradores, segundo dados da Secretaria de Estatística e Processamento de Dados do Estado da Baviera, e as exportações para os EUA tiveram um crescimento positivo de 5,2%, contribuindo para o balanço semestral. “Felizmente, as exportações para os vizinhos europeus também aumentaram em 0,4%, em relação ao mesmo período do ano passado. Tudo isso contribui para a dinâmica econômica do estado”, explica o ministro.

No primeiro semestre de 2013, o comércio exterior da Baviera permaneceu inalterado, liderado pelo mercado automobilístico, que representa um terço das exportações do estado – os fabricantes bávaros conseguiram compensar as dificuldades do início do ano, com um crescimento de 2,8%. Os produtos químicos também foram importantes, obtendo um crescimento de 12,2%. Ao todo, as exportações de produtos bávaros movimentaram €83,5 bilhões no primeiro semestre desse ano, enquanto que as importações alcançaram o valor de € 73,5 bilhões no mesmo período.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

Ute Grabowsky/photothek
Ute Grabowsky/photothek

Nota original fornecida por: