Encontro da ciência em Munique

myncher_rgbCerca de 300 especialistas se dedicam ao tema “Água” no Encontro da Ciência em Munique (Münchner Wissenschaftstagen), que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, e revelam conhecimentos atuais. Os visitantes farão oficinas, experiências e atividades práticas no antigo Centro de Convenções (Alte Kongresshalle). Exposições, palestras e visitas guiadas pela cidade de Munique também acontecem. A entrada é gratuita, mas alguns eventos exigem inscrição prévia.

Estandes, programa infantil e workshops

23 estandes no antigo Centro de Convenções mostram uma variedade de experimentos, onde os visitantes podem participar ativamente. Entre outros, o estande da Universidade Técnica de Munique trata sobre a água como um recurso essencial, fonte de energia e também de riscos. No estande da empresa urbana de serviços públicos de Munique (Stadtwerke München), pode-se aprender fatos interessantes sobre a água potável de Munique e a associação bávara para proteção aos pássaros (Landesbund für Vogelschutz in Bayern e.V. – LBV) se dedicou ao tema “Tesouros do Isar”. Além disso, no estande do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade de Kassel é revelado o mistério: a mochila de água PAUL, usada para o abastecimento de locais atingidos por catástrofes.

Como se formam as ondas? E podemos respirar debaixo d’água? Tudo isso pode ser vivenciado e experimentado por crianças a partir de 8 anos nas oficinas e estações interativas no Laboratório de Artes para Crianças. Os workshops para alunos de todas as idades lidam com outros assuntos interessantes, por exemplo a água como um direito do homem, como um habitat e o problema do lixo plástico nas águas.

Noites temáticas e palestras: Água – Recurso de vida

Em quatro noites, o tema “Água” será tratado em todas as suas facetas. Na noite de abertura, o climatologista Prof. Dr. h.c. Hans Joachim Schellnhuber falará sobre “Fogo, Água, Ar e Terra: como o homem interfere na dança mundial dos elementos”. “Paixão Oceano” é o lema da noite de domingo. Entre os convidados estará a bióloga marinha Dra. Sandra Schöttner, do Greenpeace, assim como o mergulhador de pesquisa e fotógrafo renomado Uli Kunz. Na segunda-feira, a Fraunhofer Gesellschaft entrega o prêmio Hugo Geiger a jovens pesquisadores. Finalmente, o tema “Água e Música” do programa destaca a terça-feira. Prof. Dr. Wolfgang Mastnak, da Universidade de Música e Teatro de Munique, apresenta composições famosas, como “Wassermusik” de Händel, e dá percepções sobre musicoterapia, onde o “Som da Água” desempenha o papel principal. Ele é auxiliado pela soprana Teresa Tièschky.

Igualmente variadas são as 28 palestras de importantes cientistas, as quais concordam entre outros pontos, sobre a importância da água para a alimentação e a sua biodiversidade.   

O Encontro da Ciência terá mais de dez exibições, aulas e numerosos tours relacionados ao tema principal. Será possível aprender, por exemplo, onde passam os riachos da cidade, o motivo da qualidade da água de Munique ser tão boa e se convencer sobre a restauração do Isar. Assustador e bonito é a visita guiada ao canal de águas residuais de Munique, pois irá ao fundo do subsolo da cidade. A questão hídrica é também examinada por perspectivas culturais e religiosas. Isso aparece em várias apresentações, como por exemplo sobre a água na mitologia indiana ou na tradição judaico-cristã. 

Foto: Divulgação Münchner Wissenschaftstage e.V./Maren Köhler

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

Nota original fornecida por: