Empresários da indústria do gesso vão à Alemanha

Uma parceria entre o Sindicato da Indústria do Gesso (Sindusgesso) de Recife (Pernambuco) e os Centros de Formação Profissional da Economia da Baviera – bfz (Beruflichen Fortbildungszentren der Bayerischen Wirtschaft GmbH) está unindo o Brasil e o estado do sul da Alemanha. Dois representantes do SENAI, além de proprietários e funcionários de empresas fabricantes de gesso filiadas a associações do segmento nos estados de Pernambuco e da Bahia realizaram visitas guiadas a empresas e institutos nas cidades de Munique, Gunzenhausen, Triesdorf e Maicha, de 17 a 20 de outubro, sob a orientação do representante da organização alemã, Martin Wahl. O objetivo era conhecer alternativas de geração de energia para a indústria de gesso brasileira.

Mais de 90% do gesso natural brasileiro vem do nordeste do País. Ele é extraído, depois queimado com a utilização de combustíveis fósseis e transformado em pedras e folhas de gesso e outros componentes de construção. Um dos maiores desafios para as indústrias é o alto consumo de energia envolvido no processo de queima do produto, que resulta em custos igualmente altos. Como alternativa, as empresas usam gás, madeira ou mesmo pneus velhos para gerar energia. Entretanto, as leis ambientais adotadas pelo Brasil recentemente têm pressionado as companhias a adequar seus processos de produção. Nesse contexto, as indústrias alemãs têm muito a contribuir com as parceiras brasileiras.

Durante dois dias de viagem, os membros da delegação assistiram a seminários e participaram de visitas guiadas. Os participantes puderam conhecer o processo de fabricação de picadores de madeira e a técnica de combustão utilizada nesse procedimento ao visitar a empresa especializada em sistemas de aquecimento alimentados por madeira, a Heizomat, da cidade de Maicha. Desta maneira, foi possível obter um panorama das energias renováveis utilizadas nos processos de produção industrial na Alemanha e das perspectivas para o futuro.

Novos projetos

A bfz orienta projetos no nordeste brasileiro desde 2004 e a Sindusgesso é a sua parceira mais ativa. A meta do novo projeto entre as duas instituições, o Cooperar, é, além de produzir gesso, oferecer a manutenção do mesmo na região de Araripina (Pernambuco) ao instalar uma máquina piloto da Heizomat em uma das principais fábricas do produto na região. A empresa brasileira passa a oferecer um novo serviço e a parceira alemã recebe, em troca, um campo de testes para o seu equipamento.

O projeto ainda prevê a qualificação da mão-de-obra local por meio de uma parceria entre o SENAI e o Programa SEQUA (programa alemão de fomento à formação profissional).

Para mais informações acesse:

http://www.bayern.com.br

http://www.bfz.de

http://www.braziliangypsum.com

——————————————————————————————————–

 

SXC
SXC

Nota original fornecida por: