A empresa bávara meteocontrol expande sua presença de mercado para o Brasil

Foto: Pixabay.

A meteocontrol acaba de ganhar um novo parceiro de negócios internacional: Touchsky. A empresa estabelecida no estado de São Paulo iniciou a comercialização das soluções meteocontrol para monitoramento e controle de sistemas solares em todo território brasileiro. Com isso, a meteocontrol continua perseguindo com sucesso a internacionalização de suas atividades, reforçando sua presença em toda América Latina. Com escritórios no Chile e em El Salvador, a provedora de soluções de monitoramento independente líder no mundo já atende a forte demanda dos mercados fotovoltaicos de língua espanhola, abrangendo do México ao Chile.

“Queremos promover a energia solar no Brasil através de parcerias com empresas internacionais líderes de mercado, nos beneficiando de sua expertise e experiência”, afirma Nataly Horner, Gerente Geral da Touchsky. “Isso nos permitirá implementar projetos fotovoltaicos usando o estado de arte em tecnologia, e também facilitará o estabelecimento de nosso parceiro no mercado brasileiro. Por isso, aguardamos com grandes expectativas trabalhar em conjunto com a meteocontrol, cujas soluções para monitoramento e gerenciamento de alimentação (feed-in) da rede elétrica são utilizadas no mundo todo e estão entre os sistemas de monitoramento mais inovadores do mercado fotovoltaico.”

O segmento de energia solar no Brasil tem apresentado crescimento significativo: Em 2017, a potência instalada de sistemas fotovoltaicos expandiu mais que 1.000%. Em 2018, chegou a 2.3 gigawatts. Cerca de 1 gigawatt deverá ser adicionado a cada ano. Além disso, de acordo com o plano decenal de expansão de energia da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a capacidade total instalada é estimada em cerca de 10 gigawatts ao final de 2026. O maior país da América Latina atende todos os critérios para um mercado fotovoltaico de crescimento vigoroso: a irradiância solar brasileira está em quinto lugar no mundo, e o país está determinado a se utilizar de forma efetiva desta posição: em 2040, a energia solar deverá representar 20% da capacidade total instalada no país.

“Em vista de todo seu potencial de desenvolvimento, o mercado fotovoltaico brasileiro ainda está em seu estágio inicial. Isso nos propicia um ponto de partida ideal para penetração de mercado: com a Touchsky, temos um parceiro local que poderá nos apoiar no idioma local, o português. Isso é importante, pois nos permite acompanhar o cliente desde a fase do planejamento até o comissionamento e conectar com rapidez os sistemas FV a rede de distribuição elétrica,” afirma Martin Schneider, Diretor Geral da meteocontrol.

Com a linha blue’Log X-Series para monitoramento e controle de plantas FV, a meteocontrol oferece soluções que atendem as regras de conexão especificas de cada país e controlam com precisão a potência ativa e reativa, melhorando desta forma a integração à rede elétrica. Na plataforma de monitoramento na nuvem VCOM, operadores do sistema e investidores recebem uma análise detalhada e tem um sistema sofisticado de alarmes no caso de reduções de performance e defeitos. Como parte da operação técnica de sistemas distribuídos, o Centro SCADA da meteocontrol visualiza todos os valores medidos numa base local e em tempo real para facilitar uma resposta rápida e eficiente no caso de erros. Para atender regulamentações da EPE, a meteocontrol oferecerá estações de monitoramento meteorológico específicas para o mercado brasileiro.

Roland Burger, Business Development Manager da meteocontrol e Nataly Horner, Gerente Geral da Touchsky, participaram na Intersolar na semana passada e apresentaram seus produtos e soluções no estande da Alemanha.