Em 2016 o estado da Baviera bate recorde de exportações

Em 2016container_sxc, a Baviera realizou um feito, atingindo a marca de maior número de exportações de sua história. O novo recorde de exportações soma 183 bilhões de euros, correspondendo a um aumento de 2,5% em relação a 2015. As importações também se superaram alcançando um novo recorde com 166 bilhões de euros, o que representa um aumento de 2,8% comparado com 2015. Entretanto o excedente de exportações da Baviera apresentou um pequeno recuo de cerca de 16,8 bilhões de euros.

Ilse Aigner, vice-governadora e secretária da economia do estado da Baviera, enxerga no volume das exportação bávaras a prova da sua capacidade competitiva: “O renovado recorde de exportações é uma prova clara da capacidade competitiva das empresas bávaras.” Porém, diante das crescentes críticas direcionadas ao excedente de exportação Aigner afirma: “Relações comerciais internacionais surgem de maneira voluntária, uma vez que ambos os lados tiram proveito da situação.” Quem exporta muito, possui uma capacidade maior de concorrer no mercado global e ser capaz de continuar assegurando vagas de trabalho futuramente.

O Brasil, como um dos mais importantes parceiros comerciais da Baviera, encontra-se em 34º lugar no ranking de volume de exportações. As importações do Brasil aumentaram em torno de 7,7%, equivalente a 477,8 milhões de euros, enquanto as exportações bávaras recuaram 2,4%, somando 1,2 bilhões de euros. “Apesar do volume de exportações estar abaixo de seu potencial, é um reflexo do grande polo de investimentos que a Baviera possui no Brasil e graças à produção das empresas bávaras que em um passado recente deixaram de exportar determinados produtos, por conta das novas unidades de produção da BMW e da Audi”, afirma Martin Langwellpott, representante da Baviera no Brasil.

De maneira geral, Aigner considera importante que sejam feitos maiores aportes de investimentos internos. “Precisamos finalmente trabalhar para que exista mais capital a ser investido na Alemanha.” A Baviera investe há muito tempo na melhora das condições de investimentos privados.

 

Foto: SXC

 

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

——————————————————————————————————– 

Nota original fornecida por: