A economia da Baviera na primeira metade do ano 2018

Conforme os resultados preliminares da Entidade de Estatística da Baviera (Bayerischen Landesamt für Statistik), a economia da Baviera teve um volume de exportação de 97,6 bilhões de euros no primeiro semestre de 2018. Isso equivale a um aumento de 2,3 % comparado ao mesmo período do ano passado. A importação feita pelo estado também cresceu 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando ao volume de 93,1 bilhões de euros.

O Brasil está no 36º lugar no ranking da Baviera em relação aos números de exportação, importação e volume de comércio. O País é o maior parceiro na América do Sul e segundo maior na América Latina, atrás apenas do México.

Além disso, as exportações da Baviera aumentaram em 6,5 %, um total de 17, 1 bilhões de euros, no mês de junho. As importações aumentaram em 12,2 %, um total de 16,5 bilhões de euros.

56,9 % das exportações foram entregues para países da União Europeia,por sua vez 35,6 % desse porcentual teve como destino países que têm o euro como moeda. As importações aumentaram em 4,9 % na primeira metade do ano, um total de mais ou menos 93,1 bilhões de euros. 62,4 % das importações, a economia da Baviera comprou de países da União Europeia, destes um total de 35,7 % veio de países que tem o euro como moeda.

Os países mais importantes para a economia da Baviera considerando a exportação na primeira metade do ano 2018 foram os Estados Unidos (-3,6%), China (+10,5%), Áustria (+1,0%), Reino Unido (+1,7%), França (+4,6%) e Itália (+4,2%).

Considerando a importação, os países mais importantes para a economia bávara foram a Áustria (+1,1%), China (+7,1%), República Checa (+5,3%), Itália (+4,9%), Polônia (+10,4 %) e Hungria (+20%).

Os maiores valores da exportação foram atingidos como carros e caravanas (-0,9%), máquinas (+4%), peças de carro (+1,5%) e peças para a produção e distribuição de eletricidade (+7,8%).

Os bens mais importantes considerando as importações foram máquinas (+1,7%), peças para carro (+13,5%), peças para a produção e distribuição de eletricidade (+11,7%), petróleo e gás natural (+30,3%) e peças para construção eletrônica (+5,0%).

No mês de junho 2018, a economia da Baviera exportou mercadorias somando ovalor de 17,1 bilhões de euros, 6,5 % a mais do que no mês anterior, e importou mercadorias somando um valor de mais ou menos 16,5 bilhões de euros (+12,2%).

Em geral, a demanda de carros, máquinas e eletrônicos da Baviera continua crescendo. Para a Baviera, os Estados Unidos ficam o mercado mais importante, mesmo com a queda nas exportações.

O ministro da Economia Pschierer afirma que o conflito comercial com os Estados Unidos, o mercado mais importante para a exportação da Baviera, deixou rastos. As exportações diminuíram em 3,6 % comparado ao mesmo período do ano passado. Evidente é a redução da importação de mercadoria dos Estados Unidos por 23,4%.

Segundo Pschierer : ”Nós podemos ver que o conflito de comércio com os Estados Unidos mostra que medidas do tipo protecionismo são danosas para todas as partes”.

O ministro diz que a Baviera está em um caminho de sucesso na questão da economia. Segundo Pschierer o volume do comércio exterior tem um valor de mais de 190 bilhões de euros e cresceu 3,6 %. Com o crescimento das importações de 4,9 % o superávit da balança comercial da Baviera se reduziu de 6,7 bilhões do ano passado para 4,6 bilhões nesse ano.