Delegação da Baviera estreita parcerias em SP

Desde segunda-feira (9), o Primeiro-Ministro da Baviera, Horst Seehofer, está visitando São Paulo, acompanhado por outros membros do seu governo e empresários da região. O objetivo da visita da delegação é fortalecer as parcerias com o Estado brasileiro no âmbito político, econômico e científico. Além disso, Seehofer participa da 6ª Conferência de Chefes de Estado das Regiões Parceiras da Baviera, que acontece a partir desta quarta-feira (11), na capital paulista.

“As parcerias bávaras ao redor do mundo são plataformas valiosas de cooperação política, econômica e científica. Portanto, elas são também um importante pilar de sustentação para o sucesso das empresas bávaras no mundo”, afirmou Seehofer durante a reunião-almoço promovida pela Câmara Brasil-Alemanha (AHK), na segunda-feira (9).

Em seu discurso, o Primeiro-Ministro declarou o Brasil como “potência da América do Sul”, comentando o rápido desenvolvimento econômico do País nos últimos anos. Ainda, ele destacou a Baviera e São Paulo como duas “potentes regiões” que “teriam superado suas dificuldades” e “compartilham ações específicas retificadas”. A parceria entre as regiões já existe há 15 anos e sua intenção é fortalecê-la ainda mais.

Após a reunião na AHK, o Primeiro-Ministro conheceu a sede da Audi Brasil e conversou com os diretores da empresa sobre o funcionamento do mercado premium brasileiro.

Na terça-feira (10), o chefe do Estado da Baviera se reuniu com o Secretário de Logística e Transportes de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, para se informar sobre oportunidades para empresas bávaras em projetos de infraestrutura.

6ª Conferência das Regiões Parceiras

Pela sexta vez, líderes das sete potências regionais parceiras, entre elas Baviera e São Paulo, se reúnem para formular soluções conjuntas para desafios comuns, além de discutir a ampliação de cooperações nos mais diversos campos. O foco do debate nesta edição da Conferência são energia e desenvolvimento sustentável.

Os parceiros pretendem promover cooperações multidimensionais entre suas regiões e assim melhorar a competitividade de cada uma delas em seus respectivos países, bem como na economia global.

A cúpula, formada por representantes de Shandong (China), Alta-Áustria (Áustria), Quebec (Canadá), West Cape (África do Sul), Geórgia (Estados Unidos), Baviera e São Paulo, representa mais de 170 milhões de pessoas de quatro continentes e um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca US$ 3 trilhões.

A cooperação entre essas regiões se iniciou em 2002, em Munique. As conferências seguintes aconteceram na cidade de Quebec (2004), Linz, na Áustria (2006), Jinan (2008) e Cidade do Cabo (2010).

——————————————————————————————————–

 

AHK / Cris Villares
AHK / Cris Villares

Nota original fornecida por: