Delegação bávara retoma iniciativa em São Paulo

Em abril do ano passado, o primeiro ministro da Baviera Horst Seehofer e delegação visitaram a cidade de São Paulo, a fim de dar início ao projeto “Anstoß für Fußball und Ausbildung” (“Pontapé inicial para futebol e educação”, em tradução livre). O objetivo da iniciativa é formar 400 jovens brasileiros de comunidades carentes até 2018, por meio do sistema dual de ensino profissionalizante.

Com o propósito de avançar o projeto, Paul Fischer, chefe do Departamento de Relações Internacionais do Estado da Baviera, visitou em novembro (7 a 10) deste ano a capital paulista e se reuniu com profissionais das áreas de política, economia e cultura.

O projeto tem como proposta utilizar o futebol como motivador. Por esta razão, a Associação Paulista de Futebol e a Associação de Futebol da Baviera patrocinam a iniciativa. O “Anstoß für Fußball und Ausbildung” atua, portanto, como projeto educacional, social e de futebol (no contexto da Copa do Mundo FIFA 2014).  

O projeto-piloto, que também faz parte da programação bávara para a Temporada da Alemanha no Brasil, inicialmente ocorre estritamente no setor automotivo, ao invés dos setores de indústria mecânica, eletrônica e ferramentas.

Atualmente, a Baviera está em negociações com empresas alemãs e bávaras sobre a estruturação do sistema de ensino e já recebeu algumas manifestações de interesse. O Ministério da Educação da Baviera, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e as empresas conduzirão em conjunto as normas curriculares e a formação do curso. As certificações estão em negociações com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) e a Academia de Formação Profissional da Câmara de Comércio e Indústria de Munique e da Alta Baviera. O monitoramento social do projeto será assumido pela Obra Kolping do Brasil (movimento social, popular e católico) e está sendo conversado com a Federação Paulista de Futebol sobre a possibilidade de vagas para jovens das escolas de futebol.

O “Anstoß für Fußball und Ausbildung” tem previsão para começar no próximo ano.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

CC/ Flickr/ stevendepolo
CC/ Flickr/ stevendepolo

Nota original fornecida por: