Brasileiros vivenciam evolução energética na Baviera

A convite da Secretaria da Economia e Mídias, Energia e Tecnologia do Estado da Baviera (StMWI), representantes do universo político e econômico brasileiro tiveram a oportunidade de participar do 4º Seminário Eficiência Energética e Energias Renováveis, obtendo, em primeira mão, informações sobre a atual evolução energética na Baviera. O evento aconteceu entre os dias 06 e 13 de junho deste ano.
 
A delegação, formada por gestores e especialistas técnicos, foi composta por 19 membros provenientes dos estados de  São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal (Brasília). O escritório da Representação do Estado da Baviera foi o responsável pela escalação dos participantes. 
 
Em nome da StMWI, a bfz GmbH (Centros de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera), promoveu o seminário especializado, fornecendo know- how e tecnologias sobre energias renováveis e eficiência energética, especialmente em vista do crescente interesse do Brasil no assunto.
 
Os participantes foram convidados para um jantar de boas vindas no sábado, logo após a chegada na Baviera, e, na sequência, inseridos no programa do seminário. No domingo, aproveitaram para se familiarizar e na segunda-feira, deu-se o início ao programa oficial do seminário com direito a uma visita técnica pelo Snow Leopard Projects GmbH, que consiste em uma unidade de biogás, que pode ser operada com  50% de esterco de pato, resíduo da própria fazenda. 
 
A delegação seguiu para outras visitas à empresas da região da Alta Francônia (Kober, DELSANA,  ENERCON e RSB Bioverwertung Hochfranken GmbH, assim como a Bioenergiedorf Neudorf)  e de Munique (TURBINA ENERGY), completando a programação técnica. Os brasileiros puderam conhecer a ampla gama de tecnologias e aplicações em setores de biomassa, biogás e centrais especiais de produção de energia sobre o uso da energia eólica e solar até a reciclagem e aproveitamento de resíduos orgânicos em municípios e distritos através de queimadores de resíduos. 
Na quinta-feira, o assunto em destaque foi energia solar, onde a delegação participou da Feira Intersolar Europe, na parte da manhã. 
 
A APEX Brasil e a ABSOLAR participaram em um evento paralelo sob o tema  “Investir no Brasil – Energia Fotovoltaica”, que contou com muitos convidados internacionais, os quais tinham como objetivo obter informações sobre a entrada no mercado brasileiro e as possibilidades de cooperação com empresas e instituições brasileiras.
 
Em seguida, os participantes foram oficialmente recebidos pelos organizadores da Intersolar – Solar Promotion GmbH. Depois, seguiram para o estande da Baviera, onde eram esperados pela agência Bayern Innovativ. Aqui os participantes receberam informações sobre os serviços e produtos das empresas bávaras, antes de serem apresentados para importantes empresas da Baviera, de acordo com seus interesses.  
 
Para finalizar a semana do seminário, a delegação brasileira foi recebida pela StMWi, e puderam obter informações sobre a política energética na Baviera. Na sequência, o encontro possibilitou uma breve avaliação das ideias e assuntos vistos durante o seminário e perspectivas para uma futura cooperação entre o Brasil e o estado da Baviera. 
 
A delegação brasileira ficou muito satisfeita com o conteúdo do seminário, encorajando uma intensa parceria de transferência de conhecimentos e cooperação entre as universidades e setores comerciais entre o Brasil e a Baviera. 
 

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————– 

 
Divulgação Representação do Estado da Baviera
Divulgação Representação do Estado da Baviera

Nota original fornecida por: