Brasileiros conhecem expertise bávara em gestão do lixo

Durante sete dias, uma delegação brasileira formada por administradores e especialistas de São Paulo e Pernambuco esteve visitando a Baviera para se informar sobre gerenciamento de resíduos sólidos. 

A visita, promovida pela Secretária para Assuntos de Economia, Infraestrutura, Transportes e Tecnologia da Baviera, incluiu a participação em seminários sobre sistemas de gestão e incineração de resíduos e a visita a usinas de incineração daquele Estado.

Enquanto o seminário foi organizado pelo Setor Internacional do bfz GmbH – Centros de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera, a seleção dos participantes brasileiros e preparação da visita ficou a cargo do Escritório de Representação da Baviera em São Paulo.

O seminário teve como tema o know-how técnico e organizacional necessário para a construção de uma gestão integrada de resíduos no Brasil. Um dos focos do evento foi o tratamento térmico do lixo, que permite, especialmente a uma região metropolitana densamente povoada como São Paulo, a disposição de resíduos de forma ecológica, fazendo uso da energia gerada no processo.

Durante o programa, a Secretária para o Meio Ambiente e Saúde da Baviera (StMUG, na sigla em alemão), bem como a Associação dos Operadores de Instalações de Tratamento Térmico do Lixo na Baviera (ATAB, também na sigla em alemão) prestaram consultoria aos representantes de São Paulo, dando assim continuidade a um trabalho que já vêm sendo realizado há alguns anos.

Ainda, os representantes da ATAB apresentaram uma visão geral sobre a geração de energia a partir de resíduos e soluções concretas para a metrópole brasileira, com base na experiência obtida com a cooperação já existente entre ambos os Estados.

Em uma usina regional de processamento de resíduos, a delegação também aprendeu como gerar energia e um valioso fertilizante através da biogasificação e da compostagem do lixo orgânico.

Além dos seminários e visitas técnicas, os brasileiros também tiveram uma programação cultural, que incluiu um passeio de barco pelo rio Danúbio, bem como um tour pelo centro da capital bávara, um jantar na Hofbräuhaus, a tradicional  cervejaria de Munique, entre outros.

 

——————————————————————————————————–

 

SXC
SXC

Nota original fornecida por: