Brasileiros conhecem eficiência energética bávara

A convite da Secretaria de Economia, Infraestrutura, Transportes e Tecnologia do Estado da Baviera, oito peritos técnicos e tomadores de decisão da Bahia, de Pernambuco e de São Paulo puderam se informar em primeira mão sobre a situação atual das áreas de energias renováveis e de eficiência energética na Baviera. O grupo esteve no estado alemão de 6 a 13 de outubro.

O seminário forneceu know-how para o fortalecimento da eficiência energética e para a intensificação do desenvolvimento das energias renováveis no Brasil, além de tratar do aproveitamento térmico de resíduos. Nessa questão, já existe uma consultoria de longa data da Secretaria de Estado do Meio Ambiente da Baviera e da Associação dos Operadores de Instalações de Tratamento Térmico de Resíduos na Baviera (ATAB, na sigla em alemão) para o estado de São Paulo.

A parte do seminário realizada em solo bávaro foi organizada pelos Centros de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera (bfz gGmbH, na sigla em alemão), enquanto que a Representação da Baviera no Brasil foi responsável pela seleção dos participantes e pelos preparativos no Brasil.

O programa oficial começou no dia 7, com uma conferência introdutória sobre o estado atual da exploração das energias renováveis, seguido de uma visita à central energética do Castelo de Beneditkbeuern, que, já há um ano, supre 80% de seu consumo com fontes de energia renováveis.

O programa do seminário abrangeu visitas a áreas de Ingolstadt, Dillingen, Weißenohe, Hof e Unterhaching. Os pontos de visitação proporcionaram aos integrantes da delegação impressões detalhadas sobre a difusão das diferentes fontes renováveis de energia na Baviera e na Alemanha desde a entrada em vigor da Lei de Energias Renováveis (EEG, na sigla em alemão). Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de se informar em primeira mão sobre as aplicações para centrais de geração de energia e aquecimento, trocadores de calor, diferentes materiais de isolamento para casas, bombas de alta eficiência, assim como sobre aparelhos aptos a produzir frio a partir da perda de calor – por exemplo para fábricas de aparelhos de ar condicionado.

No encontro de fechamento do seminário, na Secretaria de Economia da Baviera, do qual também participou um representante do consulado brasileiro, foi realçada a importância do Brasil como o mercado mais importante para os produtos bávaros na América Latina. Para fomentar a exploração das energias renováveis, os parâmetros legais em alguns estados brasileiros foram recentemente aperfeiçoados.

Os integrantes da delegação, por sua vez, salientaram, dentre outros exemplos, o potencial subaproveitado em energia eólica e solar da Bahia. Há boas possibilidades de uma cooperação mais intensa com empresas da Baviera à vista. Também no planejamento e execução dos novos projetos da indústria de mineração há interesse crescente na cooperação com companhias bávaras em termos de eficiência de fontes e sustentabilidade ambiental.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

——————————————————————————————————–

 

SXC
SXC

Nota original fornecida por: