Baviera recebe especialistas brasileiros

A convite da Secretaria Bávara para Economia e Mídias, Energia e Tecnologia (StMWI, na sigla em alemão), um grupo de representantes da economia e política do Brasil foram informados em primeira mão sobre o estado atual dos desenvolvimentos em energias renováveis e eficiência energética no estado. O encontro aconteceu entre os dias 11 e 18 de outubro. A delegação de 17 membros foi composta por técnicos e gestores provenientes dos estados de Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.

A escolha dos participantes foi realizada pelo estado bávaro, em parceria com a Representação do Estado da Baviera no Brasil. O seminário técnico, encomendado pelo StMWI em nome do Centro de Formação Profissional da Economia Bávara (bfz gGmbH), tratou do know-how técnico e do relevante planejamento nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, especialmente em vista do crescente interesse e uso do Brasil. Os participantes foram recebidos com um jantar de boas-vindas, após a chegada no sábado, e introduzidos na semana de seminários.

O programa oficial começou no sábado, com a visita do grupo a uma feira internacional em Augsburgo, sob a temática das Energias Renováveis e Eficiência Energética (RENEXPO), na qual os especialistas puderam ter uma visão geral sobre a ampla variedade de soluções tecnológicas oferecidas no vasto setor das energias renováveis.

Em uma visita na Associação de Biogás em Freising, os participantes obtiveram mais informações sobre a manipulação político-jurídica e administrativa da lei alemã de Energias Renováveis (EEG), lei esta que já foi tomada como modelo por mais de 70 países ao redor do mundo para o desenvolvimento de seus mercados de energia. O Sr. Horsche, prefeito da comunidade Furth bei Landshut, falou aos convidados sobre a implementação do EEG, assim como sobre os temas de participação dos cidadãos e as formas de aplicação das energias renováveis em âmbito local. A comunidade foi atualmente nomeada para o Prêmio de Sustentabilidade Alemão.

Demais visitas às fábricas aconteceram na região de Regensburg (nas firmas Carbotech e OSTWIND), de Berching (HUBER), de Weißenohe (iKratos), de Bad Aibling (protarget) e de Munique (TURBINA ENERGY), no contexto deste seminário. Lá, os convidados do Brasil puderam informar-se desde o grande leque da técnica e suas áreas de implementação de biomassa (na gaseificação de madeira) Biogas e BHKWs sobre o uso de força eólica e hidráulica até sobre a valorização da depuração com a ajuda do processo sludge2energy.

No âmbito da recepção na Secretaria Bávara para Economia e Mídias, Energia e Tecnologia, foram apresentados aspectos político-energéticos e desafios para a transição energética. O potencial e a importância do Brasil neste setor das energias renováveis, assim como seu papel como parceiro de cooperação e de mercado para as empresas da Baviera foram reiterados e reforçados neste contexto.

Os participantes do seminário mostraram-se muito satisfeitos com o andamento e os conteúdos do seminário e a partir disso, estimularam uma continuação e intensificação dos contatos com o objetivo da transferência de competências, cooperação com universidades e relações de mercado entre a Baviera e o Brasil.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

Divulgação
Divulgação

Nota original fornecida por: