Baviera marca presença nos Jogos de Verão no Rio

Deutsches Haus Rio
Deutsches Haus Rio

Não apenas os atletas da Baviera participam dos Jogos Olímpicos no Brasil, mas também para algumas empresas bávaras o lema é: “Participar é tudo”. Elas ajudam a equipe alemã na luta contra o cansaço, mosquitos ou resfriados. Inclusive roupa de esporte, energia e grama artificial da Baviera também fazem parte.  

Quando o fogo olímpico foi aceso no dia 5 de agosto, os bávaros estavam de olho no Rio de Janeiro: para os fabricantes de roupas esportivas da Baviera adidas e Puma começou o maior desfile do mundo, com bilhões de telespectadores.

A adidas equipou a Liga Olímpica Alemã de Esporte (DOSB, na sigla em alemão). Além disso, disponibilizou 75 peças da coleção por pessoa, para aproximadamente 450 atletas e 300 auxiliares. Um investimento de milhões, que não leva necessariamente a uma benção financeira, porque os consumidores só vão encontrar poucas peças dessa coleção nas lojas. As olímpiadas não significam alta nas vendas de produtos como nos jogos de futebol, nos quais os faturamentos de camisetas e tênis levam a um faturamento alto para a empresa. As Olímpiadas de Verão serão, no entanto, o maior evento mundial por 17 dias e a Baviera prevê um efeito positivo. “Isso geralmente faz com que as pessoas queiram ser mais saudáveis, explicou uma porta-voz da adidas. Devido a esse motivo, a empresa não fornece produtos apenas aos atletas alemães, mas também a atletas de mais cinco outras nações, como Inglaterra e Austrália.

Também o fabricante de material esportivo Puma, que equipa os países caribenhos Jamaica, Cuba, Granada, República Dominicana, Bahamas e Barbados tem ações de marketing parecidas e também conta com uma alta nas vendas por meio das olimpíadas.

Serviço de transporte da Audi

Após Vancouver, Londres e Sotchi, a Audi novamente é a fornecedora do transporte para o DOSB e do serviço de fretados para o “Deutsches Haus” – um clube reformado na beira da praia, que serve como centro alemão durante os jogos. Também para as paralimpíadas, os atletas e os visitantes poderão recorrer aos serviços da montadora de Ingolstadt.

Outra empresa bávara ajudará a manter os atletas bem acordados e dispostos nas competições. Pela primeira vez, a cadeia de café Coffee Fellows, é patrocinadora oficial e parceira de café do Deutsches Haus no Rio. O diretor da empresa, Stefan Tewes, de Munique, possui mais de 100 filiais na Alemanha, Áustria e Luxemburgo. Tewes mesmo ganhou uma medalha de ouro, junto à equipe de hóquei em Barcelona. Para ele, os Jogos Olímpicos significam mais do que apenas uma vitória ou uma derrota. O esporte junta as pessoas – independente de nacionalidade, cor da pele, se são pobres ou ricas. “Todos comemoram juntos. Isso é algo particular das olímpiadas”.

O repelente para os atletas vem da Baviera

O que o Stafan Tewes não precisa levar na mala: repelente. A empresa Antribrumm, da cidade de Großhesselohe, como patrocinador oficial da DOSB, equipa não somente as equipes olímpicas. Os visitantes do Deutsches Haus também têm a possibilidade de se proteger com os produtos. Além disso, outra empresa vai se encarregar da saúde dos atletas: o fabricante de medicamentos orgânicos Bionorica. Importante: os dez preparados que são disponibilizados para emergências estão de acordo com as referidas regras de doping.

Grama artificial para as equipes de hóquei e energia para o metrô

Hóquei e o Brasil, isso é como fogo e gelo: por algum motivo não combina. Por isso, não foi fácil para o fabricante de grama artificial Sport Group achar as empresas certas de construção locais para construir os campos de jogos de hóquei para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Os quatro campos da empresa de porte médio já foram terminados no ano passado. E claro, a Siemens não pode faltar: a empresa de Munique construiu o abastecimento com luz e energia da nova linha de metrô e de mais uma estação.

Mesmo assim, o grande evento esportivo traz um sabor amargo, comenta ironicamente o representante bávaro no Brasil, Martin Langewellpott: não terá cerveja bávara nem nas olimpíadas nem no Deutsches Haus. No entanto, não é difícil arrumar uma no Brasil. Marcas bávaras de cerveja como a Erdinger, Paulaner, Franziskaner ou Weihenstephaner são vendidas em qualquer supermercado. A cervejaria de Regensburg Bischofshof, inclusive, exporta malte e lúpulo para o Brasil e fabrica sob supervisão bávara quatro tipos de cerveja “Weltenburger”. Além disso, quando o cônsul geral alemão receber os ganhadores de medalhas no final das olimpíadas, com certeza será servida a Weltenburger.

Foto: Picture Alliance

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

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