Baviera e SP assinam protocolo de intenções

A Secretaria de Saneamento e Energia, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Companhia Ambiental do Governo do Estado de São Paulo de um lado e a Secretaria de Meio Ambiente e Saúde Pública e a Secretaria de Economia do Estado da Baviera de outro, assinaram em 2004 um protocolo de intenções de cooperação técnica na área de energias renováveis. Este protocolo ganhará um adendo na área de resíduos sólidos e educação ambiental, que vai ser tratado por ocasião do Seminário Internacional sobre Perspectivas para o Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos no dia 24 de novembro na Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo. Representantes do governo e empresas da Baviera participarão do evento e de reuniões com os parceiros brasileiros para discutir as ações futuras.

O governo de São Paulo e da Baviera já mantêm, desde 1997, um acordo de cooperação com o objetivo de trocar informações sobre tecnologias ambientais, apoiar projetos de educação ambiental, gerenciar resíduos sólidos urbanos, promover o uso sustentável dos recursos naturais e a capacitação técnico-científica em São Paulo. Como fruto deste acordo, Baviera e São Paulo já desenvolveram, em conjunto, projetos nas áreas de recursos hídricos subterrâneos e gerenciamento de resíduos sólidos.

O novo protocolo, que terá inicialmente a duração de dois anos, visa à implantação e operação de Usinas de Recuperação de Energia (URE) nas regiões metropolitanas do Estado de São Paulo, bem como o gerenciamento de resíduos sólidos para gerar energia.

O acordo é motivado por uma série de leis adotadas pelo estado de São Paulo que prevêem a realização de ações para aumentar a parcela de fontes renováveis de energia na matriz energética, redução de 20% das emissões do efeito estufa até 2020 e a adoção de formas de tratamento de lixo que minimizem a quantidade de resíduos a serem dispostos nos aterros e gerem energia a partir do tratamento térmico de resíduos sólidos.

Para mais informações acesse:

http://www.bayern.com.br

——————————————————————————————————–

 

 

SXC
SXC

Nota original fornecida por: