Baviera e Abrange intensificam cooperação agrícola

O Brasil e a Baviera estreitaram a parceria no campo de agronegócio, fechando mais um acordo nesta semana. Durante sua visita a São Paulo, o secretário de Agropecuária da Baviera, Helmut Brunner, e o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), César Borges de Souza, assinaram uma declaração conjunta de cooperação. Objetivo do acordo é assegurar o abastecimento de soja não geneticamente modificada para a região alemã. O governo bávaro visa ainda uma cooperação de longo prazo, tanto para o cultivo como para a utilização de soja livre.

“Para mim é importante que os preços da ração geneticamente não modificada não subam excessivamente”, afirma Brunner, comentando a iniciativa, cuja principal finalidade é assegurar alternativas para produtores rurais bávaros.

Atualmente, a Baviera importa 800 mil toneladas de ração animal a base de soja, principalmente da Argentina, Brasil e Estados Unidos. No entanto, grande parte da soja produzida é geneticamente modificada e a tendência é crescente.

O acordo prevê também a criação de um grupo de trabalho, do qual representantes da Abrange, do Ministério bávaro, assim como de comerciantes agrícolas da região participem. Ainda, segundo Brunner, a intenção é criar uma rede funcional de fornecedores e um sistema de certificação confiável, além de possibilitar a negociação de quotas de fornecimento e de preços.

O presidente da Abrange, por sua vez, garantiu o fornecimento de grandes quantidades de soja livre de transgênicos para o Estado alemão. Souza afirmou que, as empresas associadas à Abrange têm capacidade de produzir anualmente sete milhões de toneladas de ração de soja livre. Os principais clientes da associação são alguns países europeus, Japão e Coreia do Sul.

Parcerias diversas

Ainda, durante sua estadia no Brasil, o secretário bávaro também assinou acordos agrários com a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, e com o presidente da Agraria, a maior cooperativa do setor no Paraná, Jorge Karl.

Ambos os documentos preveem cooperações entre instituições de ensino e de pesquisa dos respectivos estados e bávaras, o desenvolvimento de projetos agrícolas conjuntos, o fornecimento de equipamentos e serviços, bem como o reforço da cooperação no setor de cultivo e proteção de plantas. O objetivo é ampliar o comércio agrícola bilateral e facilitar futuras exportações.

Para Brunner, o Brasil representa um mercado de grande potencial comercial para a Baviera. Segundo ele, o País não é somente um dos mercados que mais cresce no mundo, mas com seus 195 milhões de consumidores, possui também um grande número de compradores interessados em marca e qualidade, oferecendo assim ótimos pré-requisitos para uma alta margem de vendas para produtores bávaros.

Para facilitar e acelerar a entrada de empresas bávaras no mercado brasileiro, Brunner planeja ainda interceder perante o governo federal alemão, para a realização de um convênio entre os dois países.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

——————————————————————————————————–

 

Divulgação / STMELF Bayern
Divulgação / STMELF Bayern

Nota original fornecida por: