Baviera de olho nos talentos do mercado

Com o lema Work in Bavaria – excellence at all levels (Trabalhe na Baviera – excelência em todos os níveis), Martin Zeil, secretário da Economia e vice-governador do estado da Baviera, lançou dois programas desenvolvidos pelo seu governo. O objetivo é fazer frente à crescente falta de mão de obra qualificada, assim como atrair os melhores talentos mundiais, oferecendo a eles oportunidades para trabalhar nas empresas locais. “Os números promissores do mercado de trabalho bávaro têm um lado negativo, pois as empresas estão sentindo a falta de trabalhadores qualificados,” afirma Zeil.

A Baviera é conhecida por oferecer excelentes condições para se viver e trabalhar. Historicamente, sua economia sempre apresentou baixos índices de desemprego. Todo o ambiente é pautado pela transparência e tolerância.  Segundo Zeil, esses aspectos serão aproveitados pela iniciativa Work in Bavaria – excellence at all levels para atrair mão de obra qualificada em todo o mundo.

As propostas do governo, porém, também abrangem outros setores. Por meio do programa Return to Bavaria (Volte à Baviera), o secretário quer trazer de volta a seu estado profissionais bávaros que trabalham em outros países do mundo. Para estabelecer um rápido contato com esse grupo, foi fechada uma parceria com a German Scholars Organisation (GSO). “Em função de suas atividades, a GSO tem milhares de contatos com alemães no exterior. Atendendo nossa solicitação, ela abrirá um escritório próprio em Munique, localizado na Marienplatz 2. E, naturalmente, todas as representações da Baviera no exterior vão apoiar essas atividades”, destaca Zeil.

O segundo programa, Study and stay in Bavaria (“Estude e permaneça na Baviera”), tem o objetivo de atrair jovens de outras nacionalidades e também de toda a Alemanha que estudam em universidades ou escolas técnicas bávaras.  A proposta é fazer contatos e intermediações para que os jovens permaneçam no estado e consigam um emprego em uma empresa local. O projeto foi iniciado na Universidade de Regensburg.  Nos próximos meses, Martin Zeil e Wolfgang Heubisch, secretário das Ciências da Baviera, visitarão todas as universidades do estado, interagindo diretamente com os estudantes e apresentando-lhes as vantagens e benefícios da Baviera, suas empresas e os seus centros de pesquisa.

O lançamento do portal Work in Bavaria completa os programas apresentados pelo governo.  Trata-se de uma plataforma de informações que divulga dados sobre a Baviera e suas empresas, indica oportunidades de emprego, postos de assistência, informações sobre estadas assim como dicas sobre uma possível transferência. O endereço do portal, que já conta com uma versão em inglês, é: www.work-in-bavaria.de

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

——————————————————————————————————–

 

CCommons/Victor
CCommons/Victor

Nota original fornecida por: