Baviera ajuda o crescimento da Alemanha

“Apesar do difícil ambiente internacional, as empresas bávaras tiveram um desempenho positivo em 2012”, declarou Martin Zeil, ministro da Economia da Baviera, ao anunciar que no ano passado o PIB de seu estado cresceu 0,7%, fechando em € 465,5 bilhões. Segundo o ministro, o desenvolvimento econômico apresentado pela região se mantém inalterado e o clima entre os empresários é de muita confiança em relação ao futuro. “Podemos considerar superadas as dificuldades conjunturais da passagem de 2012 para 2013. A nossa economia segue, novamente, uma trajetória de crescimento de longo prazo”, declarou Zeil.

O ministro também anunciou a revisão, para cima, das taxas de crescimento da economia bávara de 2010 e 2011.  Nos dois anos, o índice foi de 4,6% e não de 4,2% (2010) e 2,7% (2011), como divulgado anteriormente. Os dados mostram que a Baviera atravessou um extraordinário boom econômico, ficando em média 6% acima do período pré-crise de 2008. “Na comparação com outros estados alemães, trata-se de um resultado excepcional e permite à Baviera continuar ajudando a alavancar o crescimento da Alemanha”, declarou o político.

A espinha dorsal do crescimento bávaro é a indústria de transformação.   Desde 2008, ela vem apresentando um índice de agregação de valor de 15%, enquanto que, em outras regiões alemãs, estagnou ou chegou a ser negativa. O potencial do estado reside na modernidade de sua indústria, fato enaltecido por Zeil ao apontar a necessidade de manutenção do atual modelo econômico e a importância das novas tecnologias. “A digitalização oferece muitas oportunidades. Essa é a chave para novos processos, produtos e serviços, além de empresas competitivas e empregos sustentáveis. Por essa razão, vamos continuar com o programa de desenvolvimento da banda larga que impulsionará as redes de alta velocidade tão necessárias para a ‘era digital'”, afirmou. O ministro também se referiu ao projeto “Digital Bavaria”, por meio do qual serão implantadas medidas que disseminam as tecnologias digitais, transformando a Baviera em líder nesse setor. Dessa forma será possível garantir um crescimento econômico sustentável.

Medidas impondo novos encargos à economia, criação de impostos ou aumento daqueles existentes, assim como retrocessos na agenda de reformas colocariam, segundo Zeil, os bons resultados alcançados nos últimos anos em jogo. “O crescimento econômico é e continua a ser uma necessidade para que possamos contar com um Estado do bem estar social, saldar as nossas dívidas e alcançar o nível de pleno emprego”, finalizou o ministro.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

CCommons/KenTeegardin

CCommons/KenTeegardin

Nota original fornecida por: