Hamburg Süd desenvolve logística colaborativa

HSA Hamburg Süd está desenvolvendo, juntamente com a Brado, uma operação de “logística colaborativa” que representa avanço para a movimentação de cargas em contêineres no Brasil. A “logística colaborativa” se estabelece quando dois operadores conseguem unir serviços, gerando sinergia entre empresas e operações.

Na rota entre Santos (SP) e Rondonópolis (MT), a primeira beneficiada por essa parceria, uma diversidade cada vez maior de setores irá acessar os serviços da logística multimodal. Com mais contêineres e melhor aproveitamento de espaço, os estados São Paulo e Mato Grosso ganharão em competitividade, condição de planejamento e segurança nas operações de importação e exportação. A “logística colaborativa” será estendida a regiões como as de Paranaguá, Ponta Grossa, Cambé e Londrina, no Paraná, e entre Santos e Araraquara.

Foco: Mercado Interno X Importação x Exportação
Em operações de mercado interno e importação, a Brado poderá utilizar contêineres da Hamburg Süd para o transporte de cargas secas do Porto de Santos em direção a Mato Grosso. Com um Terminal Intermodal localizado em Rondonópolis (MT), a empresa brasileira expande sua atuação no abastecimento do mercado mato-grossense.

Após a entrega das cargas no estado do Centro-Oeste, os contêineres serão remetidos de volta ao Porto de Santos, já estufados com produtos para exportação. Os ganhos, também neste caso, vêm da utilização inteligente da estrutura disponível, beneficiando os clientes das duas companhias.

Atualmente, a Hamburg Süd disponibiliza 50 contêineres de 40 pés para a Brado. “Com essa sinergia, as duas empresas ganham em termos de custos e níveis de serviço. Além disso, a Hamburg Süd tem a oportunidade de reforçar sua marca na região do Mato Grosso,” comenta o gerente nacional de Operações Intermodais da companhia, Fernando Camargo.

Com mais estrutura, a Brado ganha fôlego para o atendimento de seus clientes e para novos contratos. “O round-trip do contêiner (movimentação de ida e volta) será otimizado. A menor circulação de equipamentos vazios melhora o custo/benefício da multimodalidade”, acrescenta Daniel Salcedo, gerente executivo da empresa.
 
Os ganhos se estendem à área ambiental, uma vez que a movimentação racional de contêineres e a multimodalidade reduzem o consumo de combustível. “A parceria retrata como a inteligência em logística de contêineres favorece cada operação, com benefícios para nossos clientes e para o País”, acrescenta Salcedo.
 
“O sucesso deste primeiro projeto de colaboração junto à Brado nos permitirá ampliar a parceria. Estamos muitos confiantes”, ressalta Camargo.

Foto: Divulgação