DHL inova transporte marítimo para produtos farmacêuticos

Freight container loadingA DHL Global Forwarding, divisão especializada do Deutsche Post DHL Group para cargas aéreas e marítimas, lançou um novo serviço de frete marítimo para produtos farmacêuticos. Entra em cena o DHL Ocean Thermonet, especialmente adaptado para atender as necessidades do setor de Life Sciences & Healthcare.

O DHL Ocean Thermonet possibilita o monitoramento ininterrupto de produtos farmacêuticos sensíveis à temperatura, além da diminuição do tempo de resposta para intervenções em caso de problemas, garantindo assim a integridade e segurança da carga. Essa prestação global aumenta a gama de serviços que atendem especialmente à crescente demanda por soluções de frete marítimo por parte da indústria farmacêutica.

“Devido à crescente demanda por parte de nossos clientes, estamos ampliando o serviço Thermonet por meio do DHL Ocean Thermonet, que atende à necessidade do setor de Life Sciences & Healthcare por um transporte marítimo de temperatura controlada que seja transparente, regulado, consistente e confiável”, explica Nigel Wing, diretor global do setor de Life Sciences & Healthcare da DHL Global Forwarding. De acordo com Ricardo Carui, diretor do Produto Marítimo da DHL Global Forwarding Brasil, “com o DHL Ocean Thermonet, estamos elevando ainda mais o nível de serviços no transporte marítimo de cargas refrigeradas. A indústria farmacêutica no Brasil é muito desenvolvida e pode contar agora com o custo competitivo do modal marítimo. Esta iniciativa da DHL proporciona a segurança do monitoramento da temperatura, através da visibilidade e total da operação”.

A modalidade do transporte de frete marítimo ganhou importância no setor nos últimos dois anos. A projeção é que o transporte marítimo aumente sua participação no transporte global de cargas de 5%, em 2013, para 25%, em 2016.1 Com o DHL Ocean Thermonet, a DHL lança um serviço capaz de corresponder ao nível de qualidade do já existente DHL Air Thermonet, sendo especialmente projetado para produtos de biotecnologia sensíveis à temperatura, que hoje compõem a maior parte do volume global de transporte no segmento farmacêutico.

“Com o DHL Ocean Thermonet, melhoramos ainda mais a visibilidade e confiabilidade no modo de transporte marítimo de produtos farmacêuticos, que é uma exigência cada vez maior por parte de nossos clientes”, relata Andreas Boedeker, diretor global de Frete Marítimo da DHL Global Forwarding.

Vantagens do DHL Ocean Thermonet

O DHL Ocean Thermonet oferece visibilidade ininterrupta da temperatura durante todas as etapas da cadeia logística: monitoramento proativo 24 horas por dia, 7 dias por semana, intervenções baseadas em pontos predeterminados e a tecnologia SmartSensor da DHL, alinhada com as normas BPD (Boas Práticas de Distribuição). O produto oferece aos clientes um serviço completo, garantindo o transporte regulado e seguro de sua carga. Além disso, sensores medem constantemente os parâmetros de temperatura, umidade e localização. A transferência de dados ocorre em tempo real através da rede GSM (exceção feita aos pontos sem sinal GSM estabelecido), habilitando um sistema de notificações capaz de relatar qualquer alteração de status. As informações ativamente transmitidas podem ser acessadas a qualquer momento por meio da solução LifeTrack, disponível na web ou por meio de aplicativo para celulares. O aplicativo mostra detalhes do embarque, incluindo rastreio, marcos de movimento e intervenções realizadas com vistas a garantir a segurança da carga. Após o término dos principais registros de logística, ou após a detecção de possíveis irregularidades, o aplicativo informa o usuário, fornecendo-lhe também detalhes sobre as medidas tomadas, conforme necessário. Nos casos em que haja a necessidade de apoio adicional, os orientadores de cadeia fria da DHL podem ser contatados diretamente pelo aplicativo, 24 horas por dia.

Além das vantagens técnicas, todo o pessoal envolvido no processo é especialista nessa modalidade de transporte e treinado para atender às exigências e normas das Boas Práticas de Distribuição. Esse aprofundamento na conformidade é estabelecido em toda a organização através de certificações de estação e auditorias, que incluem as transportadoras marítimas e outros prestadores de serviços. Como resultado, o controle da cadeia logística e a transparência da condição dos bens aumentam significativamente, garantindo um transporte ponta-a-ponta mais inteligente e confiável da cadeia fria.

 

Foto Divulgação DHL