DHL fornece transparência em alto mar

dhlA DHL Global Forwarding lançou recentemente um novo serviço de valor agregado para seus clientes, o Ocean View, plataforma online que possibilita o rastreamento de carga marítima com o intuito de otimizar o planejamento da cadeia de suprimentos de ponta a ponta. O Ocean View consolida informações do Sistema de Gestão de Transportes da DHL, do armador e da própria embarcação para fornecer visibilidade em tempo real do transporte marítimo. Fornece também uma previsão dos marcos futuros e um recurso de notificação no caso de alterações de rota ou atrasos. Além disso, o Ocean View não precisa de nenhum dispositivo para ser instalado no contêiner, o que o torna uma solução muito simples de ser implementada.

“Oferecer a nossos clientes uma forma fácil de rastrear seus embarques é uma necessidade vital para todos os agentes de cargas”, diz Andreas Krueger, vice presidente do Produto Marítimo da DHL Global Forwarding nas Américas. “Na DHL Global Forwarding, trabalhamos para garantir excelência, pontualidade e qualidade do serviço. Com a nossa nova plataforma online Ocean View, os clientes podem visualizar imediatamente quaisquer alterações ou desvios que seus embarques podem sofrer durante o transporte e simultaneamente gerar planos de contingência para essas exceções.”

O Ocean View fornece rastreamento completo quase em tempo real, incluindo atualizações de hora em hora da localização da carga no mar. Sua interface de usuário fornece uma visão geral iconizada de todas os embarques e marcos, com a opção de visualizar os marcos detalhados da carga durante o transporte e ativar uma função de alerta baseada em preferência. Além disso, a ferramenta é capaz de prever o tempo de viagem da carga, possibilitando soluções e planejamentos proativos. Desta forma, alterações na estimativa de chegada são disponibilizadas com antecedência, o que facilita o planejamento geral das cadeias de suprimentos de ponta-a-ponta e reduz os custos.

“Uma pesquisa realizada recentemente por nossa equipe da Global Forwarding confirmou mais uma vez que baixa visibilidade e transparência são grandes problemas para clientes que utilizam o transporte marítimo de porta a porta. Através do Ocean View, criamos um aplicativo intuitivo que aumenta a visibilidade e, consequentemente, otimiza o controle da cadeia de logística geral para nossos clientes”, explica Andreas Boedeker, Vice Presidente Global do Produto Marítimo da DHL Global Forwarding.

Para o diretor do Produto Marítimo da DHL Global Forwarding Brasil, Ricardo Caruí, “tanto a exportação de produtos brasileiros, como a importação de insumos e produtos demandam a visibilidade integral e o rastreamento da carga em trânsito. Acompanhar de perto essa movimentação, permite uma abordagem mais preditiva na gestão da cadeia logística. Quando falamos de produtos perecíveis como as frutas, esse acompanhamento é ainda mais importante”.

O Ocean View é um aplicativo baseado na web, portanto, ele não exige instalação de software local nem treinamento intensivo de equipes. Além disso, não é necessário instalar nenhum dispositivo de rastreamento adicional no contêiner. Quando demandado, o Ocean View pode ter seu uso combinado com o DHL Ocean Secure que, com a instalação de um dispositivo de segurança no interior do contêiner, acrescenta um rastreamento ainda mais amplo do embarque, incluindo o monitoramento da temperatura, da umidade e de possíveis aberturas no contêiner. A plataforma encontra-se disponível para todos os clientes da DHL Global Forwarding por um valor adicional a ser negociado junto ao cliente.

Foto: Divulgação DHL