Volkswagen do Brasil lança programa social

O Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen lançou nesta quinta-feira (24) a versão brasileira do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”. O projeto tem o objetivo de apoiar projetos sociais que utilizam o esporte, jogos e brincadeiras como ferramentas de transformação social na promoção da educação, da cidadania e da cultura de paz. O investimento inicial será de 1,5 milhões de euros, podendo ser ampliado com ações de arrecadação.

O lançamento aconteceu em São Bernardo do Campo, em um momento festivo no Ginásio de Vôlei do Complexo Esportivo do Baetão. O evento contou com apresentações culturais e esportivas, além da presença dos responsáveis pelo projeto e do quadrinista e cartunista Maurício de Sousa, o famoso criador da Turma da Mônica, padrinho do projeto.

Fruto do envolvimento do Comitê com as causas sociais desde 1999, “A Chance to Play – O Direito de Brincar” teve sua primeira edição na África do Sul, no período da Copa do Mundo FIFA de 2010. Nesse país, cerca de 40 mil crianças e adolescentes foram beneficiados até agora.

No Brasil, a dinâmica será semelhante à empregada na África, tendo como contexto a Copa de 2014. Doze projetos sociais já foram aprovados no País para fazer parte do programa, que será realizado em comunidades próximas às fábricas da Volkswagen entre 2013 e 2014, nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP).

A coordenação do “A Chance to Play – O Direito de Brincar” é feita pela ONG alemã terre des homes, que administrará a aplicação do investimento inicial e de recursos advindos do Comitê Mundial dos Trabalhadores Volkswagen. “A terre des homes é um parceiro experiente na questão do engajamento social e projetos. Nós temos a vontade e a iniciativa de fazer o programa acontecer, mas entendemos mesmo é de carro. É muito importante contar com eles”, afirma Frank Patta, presidente do Comitê.

As arrecadações extras são feitas por meio de campanhas internas na empresa, promovidas pelos próprios colaboradores. Uma das iniciativas é o programa “Uma Hora para o Futuro”, no qual os funcionários doam o valor equivalente a uma hora de trabalho por ano. “Setenta e cinco por cento dos colaboradores da Volkswagen, em todo o mundo, se engajam com as causas sociais promovidas pela ou na empresa. No Brasil, este índice supera os 90% em todas as unidades”, explica Valdir Freire Dias, o Chalita, vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen.

O “A Chance to Play – O Direito de Brincar” também capacitará as ONGs parceiras para realizarem os trabalhos sociais com excelência. A Fundação Volkswagen, responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, participará desse trabalho junto à terre des homes.

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