União Europeia ganha Nobel da Paz


A União Europeia (UE) foi escolhida para receber o Prêmio Nobel da Paz 2012, uma das honrarias mais nobres e aguardadas da tradicional premiação mundial.

O Comitê do Nobel, sediado em Oslo, na Noruega, anunciou a decisão na última sexta-feira (12), e afirmou que a UE recebeu a distinção por seis décadas de contribuição para o avanço da paz e reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa. “A União Europeia foi fundamental para a transformação da Europa, que passou de um continente de guerra para um continente de paz”, afirmou Thorbjoern Jagland, presidente Comitê. “Isso demonstra como, por meio de um esforço bem encaminhado e da construção da confiança mútua, inimigos históricos podem virar sócios próximos”, completou. Jagland acrescentou que, “neste momento em que a Europa vive a sua pior crise, o prêmio também carrega a mensagem de que o bloco deve seguir fazendo todo o possível para manter o que alcançou e seguir adiante”.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, saudou a decisão e disse que ela é um reconhecimento pela reconciliação na Europa do pós-Guerra e serve de inspiração. “Estamos profundamente tocados e honrados por a União Europeia ter ganhado o Prêmio Nobel da Paz”, afirmou Schulz numa mensagem divulgada no Twitter. “A UE é um projeto único que substituiu a guerra pela paz, o ódio pela solidariedade”.

Em viagem à China, Guido Westerwelle, ministro das Relações Exteriores da Alemanha, também comemorou o anúncio. “Esta é uma grande decisão, que me deixa feliz e satisfeito. A integração europeia é a mais bem sucedida história de paz de todos os tempos”, disse. “Das ruínas de duas guerras terríveis a paz e a liberdade nasceram e inimigos mortais transformaram-se em amigos e parceiros inseparáveis”, relembrou.

Assim como o presidente do Comitê do Nobel, o chefe da diplomacia alemã também acredita que o prêmio será mais um incentivo “para resolver de uma vez por todas os problemas do bloco, bem como fortalecer e expandir o modelo europeu de cooperação e seus esforços para um desenvolvimento pacífico do mundo”.

A cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2012 será em Oslo, em 10 de dezembro deste ano.

Divulgação
Divulgação