UE e ONU Mulheres promovem igualdade de gênero

A União Europeia (UE) e a ONU Mulheres firmaram novo acordo com o objetivo de ampliar a promoção do empoderamento feminino e igualdade de gêneros.

O “Memorando de Entendimento” reafirma a parceria entre as duas organizações para a garantia efetiva dos direitos das mulheres e estabelece a ação por meio de uma estreita colaboração que inclui a troca de informações relevantes, intercâmbio de especialistas, análises e ações conjuntas.

Um dos focos do programa é aumentar a representatividade das mulheres nas tomadas de decisão em áreas como economia, política e direito. Para isso, as instituições consideram necessário montar uma estrutura de apoio para que cada vez mais mulheres ingressem no mercado de trabalho e tenham oportunidades educacionais e sociais.

Ainda, a parceria prevê uma ação no combate ao abuso sexual sofrido por mulheres em diversas regiões do mundo. Tanto a UE como a ONU Mulheres se comprometeram a fornecer serviços de amparo e proteção às pessoas afetadas por esse tipo de violência.

O acordo foi assinado paralelamente ao seminário “Energia Sustentável Para Todos”, promovido ontem (16) pela UE, no qual estiveram reunidos a alta representante para os Assuntos Estrangeiros e Políticas de Segurança e vice-presidente da Comissão Europeia (CE), Catherine Ashton, o comissário para o Desenvolvimento da CE, Andris Piebalgs, e a diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet.

Durante a cerimônia de assinatura, Catherine Ashton declarou que “a discriminação contra mulheres e meninas continua a ser a forma mais difundida e persistente de desigualdade. Questões referentes ao gênero precisam de nossa atenção e a nova parceria aumenta a capacidade de trabalharmos cada vez mais para atingir esses objetivos".

Já Michelle Bachelet considera que a participação das mulheres pode ajudar no fortalecimento da paz, democracia e sustentabilidade em nível global. “A União Europeia é um parceiro muito importante para a ONU Mulheres, e o novo memorando serve para reforçar nossa cooperação sobre políticas e programas que fazem a diferença nas vidas de milhões de mulheres e meninas em todo o mundo”, completou Bachelet.

Mais cooperação

Além do novo “Memorando de Entendimento”, a UE e a ONU Mulheres promovem conjuntamente o “Programa de Financiamento para Igualdade de Gênero”, que auxilia governos nacionais, sociedade civil, organizações não-governamentais e doadores na garantia de recursos destinados ao empoderamento feminino e dos direitos das mulheres em 15 países.

Recentemente, também foi criado um projeto para aumentar a participação de mulheres na reconstrução pacífica e planejamento pós-conflito na Libéria, no Timor-Leste e no Kosovo. 

CCommons/ Amanda Rossi
CCommons/ Amanda Rossi