Verão na Alemanha: muito lazer e cultura

Perfomance musical nos jardins do Castelo de Heidelberg em dias de festival
Performance musical nos jardins do Castelo de Heidelberg em dias de festival

De festivais de ópera à Bienal de Arte, passando por festas dedicadas a Elvis Presley e corridas de bicicleta, a Alemanha tem uma impressionante variedade de eventos culturais. Seu calendário sazonal perpassa cidades de todas as regiões, apresentando aos visitantes o que o espírito germânico tem de melhor.

A programação é especialmente intensa nos meses de verão. Nesse período, é possível combinar cultura e natureza de maneira única, seja mergulhando num lago à luz de velas ou apreciando as composições de Richard Wagner.

Confira, abaixo, alguns dos principais eventos que acontecem no país e programe-se.

JUNHO 2016

Bienal de Arte Contemporânea de Berlim
17 de junho a 18 de setembro de 2016, em Berlim

A cada dois anos, a Bienal de Arte Contemporânea de Berlim reúne os melhores trabalhos de artistas internacionais para locais variados da capital alemã. A exposição, que dura três meses, oferece espaço para experimentação artística ao mesmo tempo em que disseca as tendências mais recentes do mundo das artes. É uma grande oportunidade especialmente para jovens talentos, que ganham palco para se comunicar com um público global. A Bienal é organizada pelo Instituto KW de Arte Contemporânea.
 www.berlinbiennale.de

Cinema às margens do Rio Elba
30 de junho a 28 de agosto de 2016, em Dresden

A tela se torna, de fato, grande em Dresden. Não se trata apenas do maior festival de cinema ao livre da Alemanha, nem de grandeza metafórica: fica aqui a maior tela móvel do mundo, com 448 metros quadrados. As cerca de 60 sessões em noites de verão envolvem estreias nacionais e internacionais para 3.300 pessoas (400 delas em assentos cobertos e disputados) e, também, shows de artistas aclamados, como R.E.M. Quando as luzes se acenderem no fim da temporada, mais de 150 mil pessoas terão passado por ali.

Festival de Ópera de Munique
19 de junho a 31 de julho de 2016, em Munique

Fundado em 1875, o festival é o mais antigo do mundo em termos de funcionamento contínuo. O Teatro Príncipe Regente é seu espaço central e foi construído sob medida para o evento no começo do século 20. O festival termina com uma grande ópera ao ar livre e gratuita para mais de 10 mil pessoas que se juntam para aproveitar a música na Praça Max-Joseph-Platz, próxima ao Teatro Nacional.
www.staatsoper.de

Festival do Castelo de Heidelberg
15 de junho a 31 de julho de 2016, em Heidelberg

Um dos castelos mais famosos da Alemanha, Heidelberg abriga ,entre suas paredes históricas, um impressionante festival de concertos, peças de teatro e óperas. Todas as produções são montadas especialmente para o local. Nos últimos anos, grandes sucessos incluíram “O Nome da Rosa”, “Carmina Burana” e “Ronja, Filha de Ladrão”, em que a construção tem seu papel de destaque.
www.heidelberg-marketing.de

JULHO 2016

10º Festival Internacional de Danúbio
1º  a 10 de julho de 2016, em Ulm e Neu Ulm

As cidades de Ulm e Neu Ulm são pontos principais quando se trata de cultura na região do Danúbio. Para comemorar a 10a edição do Festival Internacional de Danúbio, artistas e convidados enchem os dois lados do rio – de Baden-Württemberg e da Baviera – com uma ambiciosa e variada programação artística. São apresentações musicais que vão do jazz ao pop, assim como exposições e eventos literários, teatrais e de dança. Os cerca de 300 mil visitantes também poderão visitar um mercado colorido pelo artesanato e pelas especialidades culinárias da região.  www.tourismus.ulm.de

O maior parque de diversões do Reno
15 a 24 de julho de 2016, em Düsseldorf

O maior parque de diversões do Reno é organizado pelo clube de tiro St. Sebastian, que tem quase 700 anos de história e mais de 1.500 integrantes em Düsseldorf. O evento é uma celebração do patrono do clube, o mártir Santo Apolinário, comemorado em 23 de julho. O destaque é uma grande marcha histórica com mais de 3 mil artilheiros uniformizados e carruagens levadas por cavalos. Eventualmente, as comemorações passaram a envolver uma feira de diversões que evoluiu e, hoje, ocupa 165 mil metros quadrados às margens do Reno. Todos os anos, mais de 4 milhões de visitantes vindos de todo o mundo passam por ali – muitos à espera dos fogos de artifício que colorem a cidade. 
www.duesseldorf-tourismus.de

Festival de Bayreuth
25 a 28 de agosto de 2016, em Bayreuth

Fãs das óperas de Richard Wagner visitam a cidade da Baviera todos os verões para participar do festival, que foca, anualmente, em um aspecto diferente dos trabalhos mais importantes do compositor. O espaço do evento, Green Hill, foi construído de acordo com as especificações de Wagner feitas no século 19. Hoje, é frequentado por políticos, diplomatas e celebridades do mundo inteiro.
www.bayreuther-festspiele.de

Festival do Lago Maschsee
27 de julho a 14 de agosto de 2016, em Hannover

O lago é a estrela do festival, com seus mais de dois quilômetros de extensão, e ponto de encontro para passeios e danças às margens da água, além de viagens de barco e natação à luz de tochas. A programação cultural também inclui shows gratuitos e atrai cerca de 1,8 milhão de visitantes todos os anos.
www.hannover.de

Fogos de artifício no Reno
2 de julho, 13 de agosto, 10 e 17 de setembro de 2016, em Bonn

Mais de 300 mil visitantes viajam a Bonn para assistir à queima de fogos que acontece cinco vezes por ano, logo antes da meia-noite (a primeira foi em maio). O espetáculo inclui cortinas de fogo às margens do Reno, em diferentes trechos ao longo do rio. O ápice ocorre no Parque Rheinaue, em Bonn.
www.rhein-in-flammen.com

AGOSTO 2016

Homenagem a Elvis Presley
19 a 21 de agosto de 2016, em Bad Nauheim

O Festival Europeu Elvis tem uma premissa curiosa, mas calcada na história. Em Bad Nauheim, ao norte de Frankfurt, há um fator de muito interesse para os fãs do rei do rock: ele viveu por ali por dois anos, quando cumpriu serviço militar. A fama do cantor também lhe rendeu uma praça com um busto e uma série de pontos de memória, como o Hotel Grunewald e sua casa particular. Durante o festival, o ídolo é lembrado em sessões de cinema, desfile de Cadillacs e competições musicais.
https://www.hessen-tourismus.de/en

Cyclassics: o maior evento para ciclistas da Europa
21 de agosto de 2016, em Hamburgo

Fundada em 1996, a corrida de bicicletas de Hamburgo é, hoje, a maior da Europa e abre espaço para amadores e profissionais – não raro, alguns dos melhores do mundo pedalam ali. Hoje um clássico do calendário esportivo, atrai cerca de 20.000 ciclistas às ruas e enche o centro da cidade com mais de 800 mil espectadores. Aproveitando tantos fãs, uma feira com o que há de mais novo na área apresenta seus produtos.
www.vattenfall-cyclassics.de

Festival dos Museus no Aterro de Frankfurt
26 a 28 de agosto de 2016, em Frankfurt

Com muitos museus da cidade concentrados nas margens ao sul do Rio Main, com vista para o skyline de Frankfurt, o festival atrai cerca de 3 milhões de visitantes com uma programação que mescla arte, cultura, música e gastronomia – tanto dentro quanto fora dos edifícios. É um dos maiores festivais culturais do continente.
 www.museumsuferfest.de

SETEMBRO 2016

Festival de Beethoven
9 de setembro a 9 de outubro de 2016, em Bonn

Ao longo de um mês, Bonn foca em seu filho mais famoso e traz à cidade músicos renomados, como Lorin Maazel, Kurt Masur e Hélène Grimaud, assim como jovens talentos. Todos oferecem suas interpretações das geniais composições de Beethoven. Outro aspecto do legado do compositor, que inclui curtas e instalações, pode ser visto no projeto “Look at Beethoven”, que também integra a programação.
en.beethovenfest.de

Oktoberfest: o maior festival de cerveja do mundo
17 de setembro a 3 de outubro de 2016, em Munique

Cerca de sete milhões de pessoas visitam Theresienwiese, em Munique, nas semanas do Oktoberfest. É uma verdadeira peregrinação rumo ao maior festival de cerveja do mundo, onde tudo é grande: dos milhões de frangos assados aos 10 mil assentos nas tendas aos outros milhões de litros da bebida. Com mais de 200 anos de tradição, o festival mantém a alma bávara apesar do tamanho. As festividades são tradicionalmente inauguradas pelo prefeito da cidade, que prova o primeiro barril e grita: “O’zapft is!”
 www.muenchen.de

Foto: Divulgação DZT