Stuttgart festeja 2016

Stuttgart, capital do Estado de Baden-Württemberg, é a sexta maior cidade alemã e uma das mais visitadas por brasileiros que viajam ao país europeu. Porta de entrada da Floresta Negra, o destino, localizado às margens do Rio Neckar, também é conhecido por suas inúmeras colinas – muitas delas cobertas por videiras – e, sobretudo, por ser sede de grandes montadoras automobilísticas, como Porsche e Mercedes-Benz. Justamente por isso, Stuttgart é reconhecida como exemplo da melhor conexão entre cultura e automóvel.

Para quem pretende visitar a cidade, vale lembrar que, neste ano, Stuttgart celebra importantes aniversários. Entre eles, o do Museu Mercedes-Benz e da Festa do Vinho. O museu comemora dez anos em 19 de maio e, desde a sua abertura, mais de sete milhões de pessoas já o visitaram, fazendo uma viagem pelo mundo da marca.

Para os amantes do vinho, uma dica é participar das festas de 40 anos do Festival do Vinho de Stuttgart. Há uma longa tradição em vinicultura em torno da cidade, quando, em pleno século 3 d.C., imperadores romanos tinham vinhas plantadas em toda a região. A comemoração ocorrerá entre 24 de agosto e 4 de setembro, período em que, de taça em punho, os visitantes poderão passear por alguns dos 125 quiosques na Praça de Mercado e provar as diversos variedades produzidas.

Mas, em termos de bebida, e a exemplo de toda a Alemanha, a cerveja também é um dos símbolos da cidade e seu festival anual atrai milhares de turistas. A região conta com inúmeras cervejarias, grandes e pequenas. Todas produzem a bebida de acordo com Lei da Pureza Alemã, que, neste ano, comemora 500 anos.

Investindo em novos hotéis

Para melhor atender aos visitantes estrangeiros – que geraram cerca de 930 mil pernoites entre janeiro e outubro de 2015 –, novos hotéis, das mais diversas categorias, surgem em 2016.

Vale a dica: cartão de descontos e gratuidade

 Desde o início do ano, o StuttCard está de cara nova. Com formato prático, este cartão de crédito se encaixa em todas as carteiras e é um companheiro ideal para explorar a cidade e seus atrativos.  Disponível em dois formatos, com ou sem direito a viagens ilimitadas gratuitas em toda a rede de transporte público da cidade, a apresentação do cartão garante acesso grátis a quase todos os museus e locais de interesse. Entre eles, a Galeria Estatal de Stuttgart (Staatsgalerie Stuttgart), o Museu de Arte de Stuttgart (Kunstmuseum Stuttgart) e muitas outras galerias, como o Museu Nacional Schiller (em Marbach).  Fãs de automóveis vão adorar os museus exclusivos da Mercedes-Benz, da Porsche e a Torre de Televisão, enquanto os admiradores de castelos não podem deixar de fora do roteiro os palácios Ludwigsburg e Solitude.

O StuttCard custa 15 ou 25 euros (24 horas), 20 ou 35 euros (48 horas) ou 25 ou 45 euros (72 horas). O valor varia se há inclusão de transporte ou não. Mais informações em www.stuttgart-tourist.de/stuttcard.

Foto: Divulgação Mercedes-Benz